Já ouviu falar de After Effects? Você se lembra de alguma situação que filmou uma comemoração, um show, um evento ou momento especial? O resultado ficou bom, mas você queria tirar algumas partes e adicionar efeitos visuais que valorizassem a história final, certo? Para conseguir fazer isso existem dois softwares profissionais que entregam resultados finais incríveis: Premiere e After Effects da Adobe.
Esses são dois softwares da Adobe, uma empresa americana conhecida por desenvolver ferramentas de indústria criativa e design, além de outras soluções corporativas. Além do After Effects, a Adobe tem outras ferramentas muito conhecidas como:
- Photoshop, focado em edição de imagens;
- Lightroom, focado em edição de imagens; organização e armazenamento de arquivos. Aproveite e veja nossas dicas sobre como editar fotos no Lightroom;
- Illustrator, especializado em criar ilustrações e artes vetoriais;
- InDesign, desenhado para desenvolvimento de layouts para impressão ou digital;
- Animate, desenvolvido para animações;
- Dreamweaver, útil para desenvolver websites;
- Acrobat, útil para manusear arquivos PDF.
Já os softwares Adobe Premiere e Adobe After Effects são úteis para qual finalidade? Ambos são softwares focados em vídeo, mas com utilidades distintas.
Fonte: Pexels.
Para quê serve o Adobe After Effects
Já o Adobe After Effects é um software de efeitos visuais (visual effects - VFX) ou animações criativas. Com After Effects você pode adicionar a seu vídeo efeitos visuais como objetos pulando, desenhos abstratos se movimentando, textos animados se movendo sobre o vídeo, explosões, chuva e milhares de outros efeitos visuais imagináveis que a imaginação permita criar.
Adobe After Effects: principais características
Agora que você já conhece os principais motivos para usar o Adobe Premiere, você vai saber quais as razões principais que você deve optar por usar o Adobe After Effects ao invés de outros softwares.
Vale lembrar que o After Effects é um software de adição de efeitos visuais, como o próprio nome deixa claro: After em inglês significa Depois ou pós e Effects, efeitos; Ou seja Efeitos Pós (finalização).
Se você está pensando em baixar o After Effects para fazer um trabalho de pós produção, é importante ficar atento a alguns detalhes. Os requisitos do After Effects podem exigir algum nível de performance do seu computador, portante fique atento as necessidades que o desenvolver do software estabelece.
Outro detalhe importante que você deveria saber é que conhecer como cortar no After Effects, como renderizar no After Effects, como aplicar efeitos no After Effects ou fazer transições no After Effects são alguns detalhes que você pode descobrir assistindo tutoriais online, porém um curso de After Effects pode ensinar funções mais complexas.
Outro detalhe interessante é que o After Effects tem uma versão para smartphones. Sim, After Effects para celular! Assim você consegue, direto na palma da mão, editar vídeos e adicionar efeitos visuais de um jeito fácil e rápido.
Fonte: Pexels.
Motivos para usar o Adobe After Effects
Há pessoas que usam o After Effects para fazer edição de vídeo, porém isso é contra indicado por pessoas do mercado audiovisual em geral, já que a ferramenta não foi desenvolvida com o propósito de edição de vídeo, como é o caso do Adobe Premiere.
-
Integração com ferramentas da Adobe:
Como já mencionamos no caso do Adobe Premiere, a integração entre softwares da Adobe facilita muito o processo de manipulação de arquivos. Essa também é uma facilidade permitida pelo After Effects já que ambos são softwares desenvolvidos pela mesma empresa.
Com essa integração é possível ganhar eficiência operacional, tempo e evitar erros em processos de exportação-importação de arquivos entre softwares de ferramentas distintas que podem acarretar em erros no processamento além do custoso e lento período de processamento que etapas assim envolvem. A integração After Effects - Premiere permite que a manipulação de arquivos seja mais eficiente.
-
Flexibilidade de customização
O After Effects permite que o profissional faça a edição de seu trabalho em um sistema de linha do tempo com o vídeo em questão. Com o trabalho "disposto" nesta timeline, é possível criar animações em "camadas" diferentes de maneira isolada, sem que uma animação acabe afetando outra possibilitando que vários efeitos distintos possam ser aplicados.
Esse tipo de flexibilidade possibilita um dinamismo maior de efeitos aplicados sobre um mesmo material além de facilitar o trabalho criativo de um profissional enquanto usa o After Effects para adicionar animações ou efeitos visuais em um projeto.
-
Suporte a Plugins
Durante um projeto do After Effects as vezes um profissional pode ser surpreendido por uma nova demanda de um cliente ou se deparar com necessidades que mudam a todo momento na realização do projeto.
Por conta da infinidade de efeitos e possibilidades que a ferramenta possibilita, é impossível que apenas uma pessoa dê conta de fazer todo e qualquer efeito que um projeto necessita. Para facilitar a execução de tarefas, o After Effects tem suporte a plugins.
Plugins são como "extensões" ou tarefas "pré-programadas" que um profissional pode aplicar em seu projeto do After Effects sem necessariamente saber fazer a programação de algo que necessita.
Vamos imaginar que uma pessoa quer adicionar um efeito de chuva ou neve em um vídeo, mas não quer realizar isso desenhando cada floco de neve ou gota de água caindo em seu vídeo. Além da complexidade em conseguir executar isso, demandaria muito tempo de execução. Utilizando um plugin, o After Effects consegue adicionar esses efeitos a um projeto de vídeo em poucos cliques.
Esses plugins também são chamados de templates de After Effects ou presets de After Effects por permitirem um maior dinamismo de trabalho.
Os plugins de After Effects podem ser criados por terceiros, ou seja, outros profissionais da indústria, por isso existe uma vasta quantidade de empresas especializadas em criar esses efeitos prontos para download no mercado. Algumas empresas conhecidas de plugins para After Effects são:
- Digieffects;
- GridIron Software;
- Conoa;
- Digital Film Tools;
- Automatic Duck;
- FXhome.
Fonte: Pexels.
Posso usar o After Effects para edição de vídeo?
Existem profissionais que gostam de testar limites e desafiar os paradigmas da indústria. Entre eles estão os que tentam usar o After Effects para edição de vídeos.
Como mencionamos anteriormente, After Effects e Premiere são ferramentas desenvolvidas com propósitos diferentes: enquanto Premiere foi criado para edição de vídeo - corte de trechos, montagem de linha do tempo, remoção de trechos, ajuste de áudio - o After Effects foi programado para adicionar efeitos visuais - efeitos visuais, animações, textos animados. Coisas bem diferentes, certo?
Embora o After Effects permita que você faça ajustes parecidos como o Premiere em um vídeo, eles são desenvolvidos com propósitos diferentes e isso pode custar tempo.
Ou seja, a regra é muito clara: Adobe Premiere edita vídeos e After Effects adiciona efeitos e animações. Cada ferramenta tem um propósito. Além do mais, pense nos desenvolvedores e profissionais que criaram essas ferramentas vendo você sofrer para cortar um vídeo no After Effects quando você poderia fazer isso em segundos no Premiere. Você não quer ver um desenvolvedor chorando, não é?
Para quê serve o Adobe Premiere
Adobe Premiere é um software da Adobe desenvolvido para edição de vídeo. Com ele você pode cortar partes de um vídeo, encaixar as partes da filmagem para contar uma história, adicionar uma trilha sonora de fundo ou efeitos de áudio, adicionar alguma imagem estática ou algum texto simples, diferentemente do After Effects.
Apesar de ser uma das marcas líderes da industria, existem outros programas de edição de vídeo. Veja a lista dos melhores programas de edição de vídeo, além do Premiere, que preparamos para você.
Durante o processo de edição de vídeo, o áudio e a trilha sonora se fazem essenciais na composição de uma narrativa, especialmente as de apelo emocional. Veja uma lista de 15 bancos de som gratuitos para baixar músicas e efeitos que preparamos para você usar em seus projetos de edição.
Adobe Premiere: principais características
O Adobe Premiere é um software profissional de edição de vídeo muito utilizado na indústria criativa de produção audiovisual. Muito poderoso e eficiente, é capaz de editar vídeos fazendo cortes precisos, remover trechos indesejados, cortar partes sem áudio relevante, adicionar imagens que complementam seu vídeo ou textos explicativos (algo que o After Effects também pode fazer, mas de outra forma).
Fonte: Pexels.
Motivos para usar o Adobe Premiere
Para te ajudar a entender melhor as diferenças entre Premiere e After Effects, vamos listar os motivos que você deveria considerar para usar esses softwares para edição de vídeo e inserção de efeitos visuais.
Lembre-se que o Adobe Premiere é um software de edição de vídeo, diferentemente do After Effects que também pode fazer edição mas não é desenvolvido para esse fim.
-
Integração com outros softwares Adobe:
O fato de a Adobe ser amplamente utilizada na indústria criativa audiovisual e ter diversas opções de ferramentas que atendem um amplo espectro de necessidades desse mercado como edição de áudio, vídeo e imagem permite que a marca desenvolva uma integração entre ferramentas que facilita o trabalho em conjunto, especialmente ferramentas como Premiere e After Effects.
Por conta dessa facilidade, exportar um tipo de arquivo para ser utilizado em outra ferramenta torna o trabalho mais dinâmico, rápido e fácil evitando contratempos como incompatibilidade de arquivos ou gastando tempo com conversões de arquivos. No After Effects e no Premiere, o Dynamic Link da Adobe permite que você crie links dinâmicos entre arquivos sem necessidade de editar o arquivo original.
Por exemplo, se você precisasse trabalhar entre After Effects e outra ferramenta, seria necessário exportar o arquivo de uma ferramenta e na sequência fazer a importação para outra. Com o Dynamic Link você pode trabalhar seus arquivos quase que conectados simultaneamente nas duas ferramentas. A Adobe tem uma ampla gama de manuais sobre como executar esse tipo de tarefa.
-
Organização de arquivos para edição
Um dos aspectos positivos do Adobe Premiere é a possibilidade de conseguir organizar de maneira eficiente seus arquivos durante o processo de edição.
Seja editando no Adobe Premiere ou adicionando efeitos no After Effects, a organização é um requisito importante na hora de trabalhar com edição de vídeos.
No Premiere é possível ordenar os materiais de trabalho em pastas organizadas e nomeadas da forma que for mais conveniente para o editor de vídeo. Isso facilita o processo de montagem além de gerar eficiência para trabalhar com outros softwares como After Effects.
-
Ferramenta profissional
Diferentemente de alguns softwares de edição de vídeo disponíveis no mercado que oferecem funcionalidades interessantes e facilidades para profissionais iniciantes, o Adobe Premiere, assim como o After Effects e outras tantas da Adobe, é uma ferramenta profissional.
Tanto Premiere quanto After Effects são consideradas ferramentas profissionais porque oferecem funcionalidades diferenciadas com possibilidade customização e ajustes muito específicos que possibilitam criar efeitos visuais avançados e resultados potentes.
O fato de Premiere e After Effects serem ferramentas populares na indústria criativa, faz com que exista uma vasta quantidade de manuais, vídeos, tutoriais e cursos de edição de vídeo que usam ambos os softwares. Isso torna mais acessível e fácil o aprendizado quando o assunto é edição de vídeo e inserção de efeitos visuais.
Para te ajudar a começar suas edições de video, preparamos um pacote de Callouts para After Effects enquanto faz seus projetos. Aproveite o download gratuito!
Agora que você já sabe as possibilidades, vantagens e diferenças de cada uma dessas ferramentas, que tal aprender com um curso de edição de vídeos da Crehana? Conheça nossos cursos de edição e comece a montar histórias lindas em vídeo hoje mesmo.