Hoje em dia é praticamente impossível encontrar algo que você usa no dia a dia que não envolva tecnologia. O fato é que a cada dia que passa a sociedade se torna mais dependente das inovações tecnologias, hoje em dia, por exemplo, é praticamente impossível imaginar como seria o mundo sem o Smartphones, entre muitos outros aparelhos eletrônicos que fazem parte do seu dia a dia.
O mais interessante sobre as novas tecnologias é que todo mundo faz uso delas, mas apenas quem trabalha com desenvolvimento sabe o que faz ela funcionar. Por acaso você sabe o que é Backend? Se ainda não conhece o termo fique tranquilo esse texto irá te explicar melhor o que ele é como ele é aplicado e onde ele aparece em objetos tecnológicos que existem ao redor de você.
O mais interessante sobre as novas tecnologias é que todas elas funcionam de uma maneira que permitam que o usuário tenha poucas dificuldades para usar. Por exemplo, um tablet, mesmo se você nunca mexeu com algum é quase garantido que você não terá dificuldades em usar o dispositivo, isso acontece pelo simples fato dele ser desenvolvido para realmente ser fácil de entender.
O desenvolvimento Backend é muito importante, sem ele nada que envolve tecnologias funcionaria, mas ao procurar estudar sobre programação você deve levar é contar que existem muitas Backend e frontend diferenças. Ambos são parte importante de um mesmo processo, mas cada um deles possui suas diferenças.
Fuente: Pixabay
O que é Backend?
Para entender o que é Backend é importante primeiro fixar na mente que não existe maneira correta ou erra de dizer, tanto Backend ou back end são o mesmo termo. Ambos significam programações em que o usuário final não tem contato. Basicamente o Backend é tudo aquilo que faz o sistema, ou programa funcionar em que você não precisa fazer interações com ele para que isso funcione.
Um bom exemplo de desenvolvimento Backend são os filtros de pesquisa do Google, em que após você pesquisar um nome, um filme ou qualquer coisa que seja, ele filtra a pesquisa com base nas palavras que você digitou e exibe só o conteúdo mais indicado para aquela palavra e tudo isso sem precisar que você refaça a pesquisa ou selecione a dedo o que irá na tela.
Entender o que é Backend não é uma tarefa fácil, a ponto de que existem muitos cursos diferentes ao redor do mundo que exploram bem o que é Backend na tentativa de tornar mais simples o possível o termo. O fato é que desenvolvimento Backend é o desenvolvimento que geralmente fica escondido, em que a pessoa que usa não chega a ver o que está acontecendo por trás dos panos.
A principal Backend e frontend diferença está no fato de que o frontend é o desenvolvimento para a interação e o Backend para que a interação funcione corretamente. Para um desenvolvedor de softwares ambos as partes são cruciais já que mesmo produtos como, calculadoras, relógios e coisas simples como essas precisam desse cuidado para ser usado corretamente.
Para entender melhor no que o Backend é usado e como ele aparece no meio de programas de jogos, de vídeos e até mesmo do plano de fundo do seu celular, acompanhe:
Fuente: Pixabay
Como e onde o desenvolvimento Backend é usado?
Agora que você já sabe o que é Backend entender as aplicabilidades dessa modalidade de desenvolvimento é bem mais simples. Como você já estar pensando o desenvolvimento Backend está presente em tudo que uma possui linguagem de programação como origem. Até mesmo uma maquina de lavar possui um software desenvolvido em Backend.
O desenvolvimento em Backend ou back end é basicamente utilizado em tudo que envolve tecnologias, já que para um sistema funcionar corretamente é impossível que tudo que esteja sendo feito apareça como opção para você. Isso até acontecia durante o a época dos computadores e servidores monotarefas, ou seja, que só realizam uma tarefa por vez, o fato de que o Desenvolvimento Backend existe tornou totalmente obsoleto esse passado da tecnologia.
Até mesmo o plano de fundo do seu celular para exibir uma foto atrás dos seus aplicativos, precisa de uma programação especifica, afinal de contas, se ela não existisse é muito provável que você não conseguiria usar o seu celular. As Backend e Frontend diferenças são enormes, já que um é feito exatamente para que você consiga interagir com uma maquina, já outro para que sua interação funcione corretamente.
Uma boa metáfora para Backend e frontend seria um chuveiro, em que a resistência que faz o chuveiro ligar é o Backend e a torneira que faz a agua descer seria o frontend. Ambos se não funcionam junto e corretamente podem acabar estragando o produto e não entregando ao usuário o que ele espera.
O Backend é muito relevante para a sociedade, afinal de contas, se o tudo hoje em dia envolve tecnologias tudo acaba envolvendo o Backend. A parte mais interessante sobre Backend é ver na história dele como ele foi capaz de influenciar e muito os avanços das tecnologias.
Fuente: Pixabay
Conheça a história do Backend
Ninguém sabe ao certo quando a ideia do Backend ou back end surgiu no mundo. O fato é que antigamente os primeiros computadores domésticos tinha uma seria dificuldade, eles só eram capazes de realizar tarefas simples e únicas em que o Backend fazia por trás de tudo as funções enquanto o frontend te dava as opções que você via.
O primeiro computador digital do mundo foi feito durante a segunda guerra mundial com a dura missão de captar sinais em código morsa e traduzi-los durante a guerra. Nesse começo a ideia do Backend já existia já que o que exigia interação era apenas ligar a máquina e esperar que ela liberasse um relatório com os dados.
O Backend existe e foi aprimorado muito antes do conceito de frontend surgir. Mas, mesmo assim os primeiros computadores tinham muitas limitações de programação e não permitiam que o Backend servisse tudo que já tinha apresentado com êxito décadas atrás.
O Backend e frontend diferenças existem, mas um não funciona bem sem o outro. Um bom exemplo disso são os vídeos games clássicos. Por exemplo, você já teve ouvido falar no Nintendo clássico. Ele é considerado um console 8 bits, mas você sabe ao certo motivo dele ser chamado assim?
Os consoles oito bits só eram capazes de exibir na tela 8 bits de imagem por quadro. Em outras palavras ele só podia exibir oito grãos de poeira por milissegundo. Isso fazia parte das limitações do Backend, mas você nunca conseguiria notar um quadro de milissegundo a sua frente, isso era por conta do frontend, ou seja, das configurações que permitem que você interaja funcionando bem. Mas, enquanto você interage o vídeo game simplesmente exibia Oito bits de imagem por tela.
O fato é que o desenvolvimento Backend é tão importante quanto o frontend, mas eles são totalmente diferentes. Tanto que as linguagens de programação em Backend costumam ser diferentes das linguagens em back end. Isso acontece pelo simples fato das funções andarem juntas, mas serem diferentes. Algo bem similar com os clipes de música em que o vídeo é responsável pelas imagens e o áudio pelo som, mas os dois formam um produto único. Quem pretende programar precisa saber bem das diferenças entre o desenvolvimento em back end e frontend, pois de outra maneira fica bem complicado se introduzir no ramo.