É possível encontrar carreiras sem matemática? Se você está lendo isto, é porque você pertence ao meu clube de "Pessoas com poucas habilidades para matemática". Portanto, se você ainda não sabe o que estudar e não gosta de matemática, neste artigo eu lhe trago opções interessantes que você deve considerar se os números não são o seu forte.
Além disso, você aprenderá como você pode complementar estas carreiras sem matemática e assim se tornar um profissional muito mais preparado. Se os números não são o seu forte, junte-se a mim para descobrir seu futuro profissional com esta lista de carreiras sem matemática.
É isso mesmo. Antes de conhecer as carreiras sem a matemática, temos que admitir que, ao longo da história, ela tem sido de vital importância para a evolução da humanidade. Por exemplo, segundo a astrofísica Lucie Green em uma reportagem com a BBC, ela explicou que Netuno, que marcou o ponto de partida para a exploração do sistema solar, foi encontrado graças à matemática. Você entendeu?
A matemática é inevitável em nossa vida cotidiana, por isso o pensamento de carreiras sem matemática soa um pouco rebuscado. Aqui está uma lista das principais carreiras universitárias sem matemática.
-
Ciências da Comunicação
Esta é uma das melhores escolhas para aqueles que procuram carreiras sem Matemática. Mas, tenha cuidado, você deve ter certas habilidades, como escrever muito bem, saber se expressar, ser muito extrovertido e criativo, entre outras habilidades. Além disso, ser um comunicador implica uma certa responsabilidade em relação à mensagem que você está comunicando e ao público que você está abordando.
Portanto, se você está procurando carreiras sem Matemática que lhe permitam despertar sua criatividade, talento e ao mesmo tempo compromisso com a comunidade em que vive, a comunicação social é para você!
Por outro lado, se você só quer entrar no mundo da comunicação a partir de um ambiente mais comercial, você pode orientar seus estudos para o marketing de conteúdo ou publicidade. Talvez você possa estar interessado em começar a entender como ser um copywriter e quais são seus pontos de ação.
Imagen: Freepik
A nosso ver, o bom das Ciências da Comunicação é que há vários setores em que podemos nos inclinar:
- Comunicação social
- Jornalismo
- Comunicação Audiovisual
- Relações públicas
- Comunicação Institucional
- Comunicação e marketing
- Comunicação e publicidade
- Comunicação e fotografia
Como mencionei acima, nestas carreiras sem matemáticas você pode ter alguns assuntos relacionados a números, por exemplo, calcular um orçamento ou lidar com estatísticas simples, mas nada que represente uma grande dificuldade. Isto é o que um comunicador lhe diz.
-
Direito
Esta carreira sem matemática pertence ao âmbito das Ciências Sociais e se baseia na lei, assim como na compreensão das regras jurídicas. Isto significa que se você decidir estudar Direito, você terá que gostar muito de ler e aprender de cor.
O Direito, como outras carreiras sem matemática, pode surpreendê-lo e não significa que você deva perseguir uma visão antiquada advocacia. Você pode estar orientado para novas tecnologias e pode estar envolvido na investigação de crimes virtuais. Portanto, você precisará saber em primeira mão o que é uma política de privacidade e outras questões relacionadas.
Como nas Ciências da Comunicação, o Direito também está dividido em setores, que você pode escolher de acordo com suas aspirações. Para isso, é preciso levar em consideração que em Direito você encontrará dois grupos principais: público e privado:
Ramos do direito público
- Direito Constitucional
- Direito Penal
- Direito Administrativo
- Direito do Trabalho
- Direito Tributário
Ramos do direito Privado
- Direito Civil
- Direito Comercial
- Direito internacional
Imagen: Freepik
-
Psicologia
A psicologia é uma das carreiras onde a matemática não é utilizada, pois é uma ciência que estuda o comportamento humano através da conduta ou das experiências. Você sabia que em todas as empresas existem psicólogos? Portanto, se você decidir estudar esta carreira sem matemática, você terá um campo de trabalho muito amplo.
Desta forma, a psicologia não se dedica apenas ao tratamento clínico ou no consultório a pessoas particulares. Você também pode aplicar esta profissão sem matemática no âmbito empresarial e até estadual.
Ao estudar psicologia você deve ter em mente que, embora você não veja números o tempo todo, existem vários assuntos relacionados a estatísticas, pois você precisará fazer pesquisas e estudos constantes ou talvez ler sobre eles a fim de promover seu desenvolvimento profissional na área.
Os termos inteligência emocional e liderança efetiva são familiares a você? Uma pessoa que tenha estudado psicologia é o treinador ideal para qualquer empresa que procura implementar estas novas formas de se relacionar no trabalho. Por outro lado, seguir esta carreira sem matemática também permite que você faça parte da organização e implementação de ações como focus groups ou entrevistas.
Imagen: Pixabay
-
Pedagogia
Se você é apaixonado por compartilhar seus conhecimentos ou talvez ajudar as pessoas a alcançar seu aprendizado de uma maneira melhor, a pedagogia é uma das carreiras não-numéricas que você irá desfrutar. É uma carreira sem matemática relacionada com as ciências sociais na qual você estará preparado para ensinar os conhecimentos de sua especialização. Você também pode optar por diferentes níveis de educação, por exemplo, a escola primária ou mesmo a universidade.
Se a educação tradicional não é o seu forte, mas o ensino é de fato a sua paixão, não se preocupe! Estudar esta carreira sem matemática também pode torná-lo parte da nova onda de cursos online, workshops ou masterclasses.
Não se preocupe, você pode se especializar em várias áreas que podem estar mais relacionadas com o campo criativo ou de comunicação. Pronto para ensinar? Lembre-se de que não há melhor professor do que aquele que nunca pára de aprender.
Imagen: Unsplash
-
Design Gráfico
Se você tem a alma de artista, esta carreira sem matemática é definitivamente para você. Você aprenderá não apenas a criar belas imagens, mas também a comunicar uma mensagem com objetivos específicos. Desta forma, você pode escolher o campo de acordo com seus interesses pessoais.
Como designer gráfico, você poderá trabalhar em empresas nas áreas de design, editorial, marketing, publicidade, entre outras.
Como o Direito, esta é também uma das carreiras sem matemática e bem remuneradas, pois lhe dá a possibilidade não só de trabalhar em grandes empresas, mas também de ser um freelancer, trabalhar remotamente e receber várias rendas por mês. A propósito, convido-os a conhecer os passos para se tornar um freelancer e gerar diversas receitas.
Imagen: Freepik
-
Belas Artes
Esta é outra das carreiras sem números para todos aqueles que gostam de trabalhar com liberdade e inspiração. Ao estudar belas artes, você poderá explorar ao máximo sua criatividade através de diferentes setores, como por exemplo:
- o desenho
- a escultura
- a pintura
- o teatro
- a dança
- a música
Assim como o resto das carreiras sem matemática mencionadas acima, as artes são agora parte do ambiente digital. Assim como poderia pensar, ilustradores, compositores de jingles publicitários e até mesmo criadores de conteúdo em geral podem ser considerados artistas.
Para levar sua criatividade ao próximo nível, você precisará entender que as Belas Artes fazem parte da cultura de qualquer localidade, portanto você precisará transmitir sua arte com base nessa idiossincrasia. A seguir, vou apresentar algumas alternativas que você poderia aprender antes ou durante o estudo de Belas Artes.
Imagen: Pixabay
-
Design de Moda
Se seu sonho sempre foi criar sua própria marca de roupas, o Design de Moda é uma carreira sem matemática que você vai adorar. É de vital importância que, se você decidir estudar design de moda, você tenha sua criatividade ao limite.
Como você pode imaginar, esta carreira também tem múltiplas aplicações profissionais e não apenas a concepção de uma coleção. Você pode começar estudando esta carreira sem matemática complexa e depois virar seu trabalho para o design de figurino, produção de moda e até mesmo estilismo.
Nesta carreira sem matemática, como em Design Gráfico, você não terá nenhuma matéria relacionada a números. Mas tenha cuidado, você terá que ter uma noção mínima de unidades de medida e equivalências. Por outro lado, dentro da carreira você poderia encontrar cursos especializados em temas como Ilustração, Técnicas Criativas, Corte e Costura e outros.
Imagen: Freepik
-
Gastronomia
Você é a pessoa encarregada de cozinhar para seus amigos ou família porque eles adoram seu tempero? Então a gastronomia pode ser a sua profissao. É uma carreira sem matemática onde você desenvolverá todas as suas habilidades culinárias e, ao mesmo tempo, compreenderá os hábitos alimentares de todas as culturas.
Indiretamente, você terá que usar a matemática para calcular os ingredientes necessários para cada prato, mas nada a ver com equações ou problemas matemáticos (pelo menos até que você abra seu restaurante, onde você terá que fazer muitas contas).
Atualmente, a gastronomia está se tornando cada vez mais acessível a cada vez mais pessoas e iniciar seu próprio negócio é uma ótima idéia para trabalhar a partir de casa. Esta carreira sem matemática tem muito poucos limites, pois você pode fazer pratos doces, pratos salgados e até mesmo cozinha gourmet.
Imagen: Freepik
-
Literatura
Esta carreira sem matemática é destinada àqueles cujo passatempo favorito é a leitura, a leitura e a leitura. Estudar Literatura permitirá analisar não apenas as obras literárias, mas também o desenvolvimento da linguagem.
Entre as matérias que você estudará ao escolher Literatura estão Fonética, Morfologia, Filosofia, entre outras.
Depois de estudar esta carreira, que não tem matemática, você pode encontrar uma ampla gama de oportunidades de emprego, desde a edição de textos literários até o ensino desta disciplina.
Imagen: Freepik
-
Tradução e Interpretação
Se você se considera um "crack" em idiomas, com esta carreira sem matemática você poderá analisar todos os elementos linguísticos de um idioma, o que lhe permitirá traduzir e interpretar documentos, livros, vídeos, tudo!
Nos dias de hoje, os tradutores são profissionais muito procurados e, acima de tudo, muito bem pagos. Imagine que, no contexto da globalização em que vivemos, a tradução de textos longos, mesmo pequenos manuais de uso, é realmente necessária. O melhor de seguir esta carreira sem matemática? Você pode trabalhar 100% online, remotamente e para empresas estrangeiras.
Imagen: Freepik
-
Desenho UX/UI
Já falamos sobre design gráfico, editorial e publicitário, mas o verdadeiro boom dos últimos tempos é o design UX/UI. Esta carreira sem matemática lhe dará todo o conhecimento necessário para criar interfaces digitais especialmente projetadas para o usuário.
Então, se você sempre sonhou em desenhar websites, plataformas e aplicativos, o design UX é para você! Garantimos que nesta carreira você não verá matemática, mas terá que ter um senso de espaço, proximidade, cores e texturas.
Fuente: Pexels
-
Programação e desenvolvimento web
Embora o tradicional diploma de engenharia de sistemas tenha matemática, há agora uma variedade de cursos mais curtos que lhe permitirão trabalhar como desenvolvedor web. Para fazer isso, você precisará aprender algumas dessas linguagens de programação:
- Python.
- Java.
- TypeScript.
- C#
- PHP.
- C++
- C.
O sucesso de seu trabalho como programador é super garantido, pois é um dos perfis mais exigidos atualmente. E adivinhem só, esta carreira não tem matemática!
Fuente: Pexels
-
Negócios
Outra alternativa para enfrentar seu projeto profissional é dedicar-se ao mundo dos negócios, mas não de finanças e contabilidade, mas de carreiras sem matemáticas, como gerenciamento de projetos, liderança empresarial e consultoria de modelos de negócios.
Atualmente, o campo dos negócios está se tornando cada vez mais amplo e as metodologias estão se tornando cada vez menos tradicionais, como o método da cascata. Em outras palavras, podemos considerar o estudo da agilidade, o learn startup e o pensamento do design como partes de carreiras que não têm matemática.
Fuente: Pexels
-
Recursos Humanos
Finalmente, sabemos que uma das características essenciais dos novos modelos de negócios é colocar tanto o cliente quanto os funcionários no centro da cena. Que melhor maneira de fazer parte deste movimento do que a partir de dentro? Estudar esta carreira sem matemática pode levá-lo a lugares que os profissionais de recursos humanos nunca pensaram antes, desde ser um recrutador online até trabalhar dentro de uma empresa em busca de elevar o sentimento de motivação na equipe.
Fuente: Pexels
Embora o estudo de uma dessas carreiras sem matemática possa torná-lo um profissional pronto para enfrentar o mercado de trabalho, hoje em dia isso não é suficiente. Atualmente, as empresas estão procurando profissionais com especializações em áreas específicas.
Portanto, será necessário complementar estas carreiras sem matemática com alguns cursos que lhe darão a especialização de que estou falando.