Home Blog/ Brasil/
Brasil

Se você se considera um bibliófilo, foi-lhe dado como lição de casa ou simplesmente gosta de escrever, hoje você saberá como escrever uma autobiografia; isto é, uma obra que um autor escreve sobre si mesmo a respeito de suas experiências. Assim como existem tutoriais para a escrita criativa de romances, contos ou poemas, também temos pequenos truques para escrever este tipo de texto.

Além disso, dar rédea solta à caneta (ou à tecla) para escrever um texto autobiográfico não só lhe dá a oportunidade de colocar em prática suas habilidades de escrita, mas também é um processo reflexivo de autoconhecimento que pode lhe trazer muitos benefícios. Na verdade, uma das contribuições que você descobrirá, ao saber escrever uma autobiografia, é seu poder terapêutico.

Assim, para que você saiba como escrever uma autobiografia, explicamos em detalhes quais são os passos para fazer uma autobiografia impecável. No final, deixamos para você nossos exemplos favoritos de autobiografia e algumas dicas para melhorar sua escrita.

Pronto para impulsionar seu aprendizado? Continue lendo!

  1. Leia muito e ponha em prática o que você aprende

Quer você queira saber como escrever uma autobiografia na escola primária, para a universidade, para se conhecer melhor, para deixar um lembrete para sua família ou para publicar uma obra literária da qual você se orgulha, estes 7 passos para uma autobiografia o ajudarão a criar um texto com uma narrativa poderosa.

Uma das melhores maneiras de saber como escrever uma autobiografia é ter várias referências. Os benefícios da leitura não são apenas aumentar seu conhecimento, você também expandirá seu vocabulário, conhecerá estilos diferentes e cuidará da saúde de seu cérebro.

Leia tudo, principalmente obras do gênero sobre o qual você quer escrever! Mais tarde lhe daremos alguns exemplos de autobiografias e você perceberá que os estilos são muito diversos e interessantes. Por enquanto, não se force, comece lentamente a criar o hábito da leitura. 

Toda a inspiração que você recebe dos outros servirá como um exemplo de como escrever uma autobiografia. Quanto mais você estiver exposto aos diferentes estilos que outros autores usaram para narrar os eventos de suas vidas, mais inspiração você terá para criar seu próprio estilo pessoal e colocá-lo no papel.

Você também poderia começar escrevendo em outros gêneros. Por que não experimentar um roteiro? Com nosso modelo de roteiro online gratuito, você pode trabalhar ideias e conceitos para o mundo audiovisual.

Pasos escribir autobiografia

Fuente: Freepik 

  1. Selecione a informação que você vai escrever em sua autobiografia.

Nossa memória nem sempre é 100%, não é mesmo? Portanto, antes de começar a escrever fora de ordem com o risco de pular detalhes importantes, o primeiro passo para escrever uma autobiografia é fazer algumas pesquisas sobre sua vida.

  • Se você está aprendendo a escrever uma autobiografia para a universidade ou escola, você pode começar sua pesquisa entrevistando seus pais ou avós. Eles se lembrarão de coisas sobre sua infância ou adolescência das quais você talvez não esteja tão consciente.
  • Se você quiser aprender a escrever uma autobiografia para um livro, recomendamos que você faça um brainstorming dos eventos de sua vida que você quer explorar (pessoais, profissionais, familiares, políticos, etc.). De fato, eles não têm que ser apenas eventos, eles também podem ser objetos que lhe são muito queridos. Lembre-se de que a trama do Titanic começou com a busca de um colar.

Organize-os em um caderno, uma linha do tempo ou, melhor ainda, um mapa mental. Isto garantirá que você tenha datas, eventos e memórias importantes e, acima de tudo, terá uma estrutura para construir.

  1. Escolha o conflito central

Como qualquer texto narrativo, para aprender a escrever uma autobiografia você precisa de uma boa trama. Dê uma olhada na linha do tempo ou no mapa mental que você criou na etapa anterior e defina por onde começar, como construir o clímax e qual será a resolução (o clássico início, meio e fim).

Uma maneira de escolher qual será o conflito central de sua autobiografia é pensar no maior obstáculo de sua vida, talvez aquele que levou anos para ser superado. Aqui estão dois exemplos de famosas autobiografias para mostrar o que foi a trama:

Nelson Mandela's The Long Walk to Freedom (A Longa Caminhada para a Liberdade). Neste livro, Mandela descreve os eventos que o levaram a se tornar o presidente da África do Sul e um dos líderes mais reconhecidos da luta contra o apartheid na África do Sul. Ele conta sua infância, sua educação, seus aspectos pessoais e os 27 anos que passou na prisão.

Viver para conta-la, por Gabriel García Márquez. Este escritor publicou sua autobiografia como uma trilogia e, para este trabalho, focalizou sua família, sua escola e seus primeiros anos como jornalista e escritor de contos. Começou desde sua infância, passou por sua juventude e terminou com a proposta de casamento que ele fez à sua esposa.

  1. Estabeleça a sua audiência

Por que você quer aprender a escrever uma autobiografia? Você está estudando os passos para escrever uma autobiografia escolar ou você é um escritor que quer entrar nesse gênero?

Identificar seu público é um dos passos para escrever uma autobiografia que o ajudará a definir seu estilo de escrita. Mas tenha cuidado! Não se trata de ajustar sua escrita para agradá-los, trata-se de encontrar a melhor maneira de comunicar suas histórias para que ressoem e se conectem melhor com elas. 

Pense sobre as seguintes perguntas antes de escrever:

  • Quem vai ler seu texto?
  • O que você tem em comum com as pessoas que irão ler sua história?
  • O que eles gostariam de saber sobre você?
  • O que você pode ensiná-los através de suas experiências?

Se você tiver um propósito definido, será muito mais fácil para as ideias fluírem e, portanto, para as pessoas se conectarem com o que você diz em sua autobiografia.

que es autobiografia

Fuente: Freepik

  1. Escolha um dos tipos de autobiografia.

Da seqüência de passos para saber escrever uma autobiografia, esta é uma das mais importantes. Dependendo de seu público e da informação, você deve selecionar um dos tipos de autobiografia que lhe permite expressar melhor suas ideias, mas também mantém o propósito do que você quer comunicar.

Tipos de autobiografia:

  • Autobiografia curta: não se aprofunda nas experiências do autor. Estes são geralmente mais adequados para escrever uma autobiografia na escola primária ou na universidade. 
  • Autobiografia completa: inclui mais das experiências do autor, mas estas dependem da intenção do autor. 
  • Memórias: estas tendem a ser mais específicas e focalizadas em uma etapa importante na vida do autor. 
  • Romance autobiográfico: embora fosse mais um tipo de romance, este tipo de texto mistura ficção com a realidade do que o autor viveu. Ele pode ser incluído como um protagonista ou como um narrador. 
  • Autobiografia conceitual: o autor usa suas próprias experiências para desenvolver um tema. Lembra-se do exemplo de Stephen King's As I Write? Ao recontar sua vida, ele ensina a escrever. Outro exemplo de autobiografia de alguém importante é o livro Meditações de Marcus Aurelius. Ela combina memórias sobre como ele cumpriu seu dever como imperador de Roma, enquanto ensinava o pensamento do estoicismo, uma corrente filosófica.
  1. Crie o primeiro rascunho para aprender como escrever uma autobiografia.

Continuando com os passos para escrever uma autobiografia, esta é a mais criativa; é o momento de colocar em ação tudo o que você já organizou e incluiu na estrutura de sua autobiografia.

No início pode não fluir ou você pode simplesmente estagnar. Não fique frustrado! Os melhores escritores do mundo tiveram problemas para dar vida ao seu trabalho em um momento ou outro; é normal.

Se você está naquele bloqueio mental que não lhe permite deixar a página em branco, aqui estão alguns estímulos para perder o medo da chave e começar a escrever:

  • Definir o ponto de partida. Não tem que ser a partir do momento em que você nasceu, você pode escolher qualquer evento ou objeto para começar sua história. No final, tudo o que aconteceu em sua vida está conectado e o trouxe para onde você está hoje.
  • Crie tensão e suspense em sua história. Estruture sua história para conduzir desde o ponto de partida até o clímax do conflito central. Conecte estes pontos através de diferentes anedotas pessoais, pensamentos e narrativas sobre pequenos sucessos ou fracassos. 
  • Não esqueça que sua vida não gira em torno de um único tema. Traga uma perspectiva mais ampla, incluindo aspectos recorrentes de sua vida que não estão necessariamente ligados ao seu conflito central. Por exemplo, lugares que você sempre visita, pessoas que têm sido uma parte importante de sua vida, hobbies ou interesses, etc.
  • Acrescente um vislumbre de seus desejos e pensamentos à medida que a história avança. Pense que todas as experiências em sua vida lhe deixaram uma lição, mas que, enquanto você as vivia, elas despertavam certos sentimentos, medos e pensamentos. Volte, reflita sobre eles e inclua-os no texto. Assim, sua autobiografia será mais profunda e você será capaz de se conectar melhor com seus leitores. 
  • Você pode estruturar sua autobiografia em capítulos. Desta forma, você pode discutir alguns períodos de sua vida ou eventos que estão relacionados, mesmo que tenham acontecido em momentos diferentes. 
  • Feche sua autobiografia mostrando como você resolveu o conflito principal, se você ainda está trabalhando nele ou, se você falhou, que lição ele lhe ensinou.

E se a inspiração lhe surpreender em um momento, aproveite-a. Você está familiarizado com aplicativos de escrita como o Evernote? Eles podem ser bastante úteis se você não tiver uma agenda ou seu laptop em mãos. O que você não pode esquecer é que você está escrevendo para outras pessoas e para você mesmo.

  1. Revisar, editar e publicar

O último passo para fazer uma autobiografia é revisar, editar e publicar:

  • Dê-lhe um título inspirador. Se você não sabe como, aqui estão algumas dicas sobre como criar títulos.
  • Verifique se há erros ortográficos e gramaticais. Corrija-os, se necessário.
  • Certifique-se de que os eventos descritos estejam corretos, refletindo a realidade da forma mais precisa possível. Caso contrário, você está entrando no gênero da ficção.
  • Carimbe seu estilo de escrita em cada parágrafo.

É isso aí! Ao seguir estes 7 passos, você aprendeu a escrever uma autobiografia. Continue com isso.

Consejos redactar autobiografia

Fuente: Freepik

  1. Características da autobiografia

Se você não sabe o que é uma autobiografia (ou biografia pessoal), como seu nome sugere, é uma obra escrita que um autor escreve sobre si mesmo e suas experiências. Muitas vezes é pensado como um dos tipos de texto usado para falar de sucessos e triunfos, mas também é um recurso para falar de problemas e fracassos.

Neste sentido, para aprender como começar a escrever uma autobiografia, o primeiro passo é ser transparente e encontrar uma maneira confortável e artística de revelar verdades sobre si mesmo. Todos nós temos altos e baixos, pontos fortes e fracos, sucessos e erros. Mostrá-las em seu texto ajudará os leitores a se identificarem com você e com sua história.

Agora, você provavelmente está se perguntando para que serve uma autobiografia, quais são suas características e assim por diante. É por isso que, nos parágrafos seguintes, entraremos em detalhes sobre estes pontos.

Além de ser um método de autoconhecimento, o objetivo de uma autobiografia é narrar parte da vida do autor, e dar a conhecer fatos específicos sobre ela: momentos de inflexão, vida cotidiana, pensamentos ou lições aprendidas, participação em eventos de relevância social, etc.

Portanto, às vezes estes textos também servem para fornecer um ponto de vista sobre um acontecimento histórico, um assunto sobre o qual se deseja expressar uma opinião ou uma lição para o leitor.

Um exemplo de textos autobiográficos que mostram como a autobiografia serve para ensinar algo ao leitor é o trabalho As I Write by Stephen King. Nele, este escritor dá diferentes dicas para que qualquer pessoa descubra como escrever um livro ou se atreva a criar qualquer outro tipo de escrita. Isto acontece enquanto King descreve como ele se tornou escritor.

Há também um fato muito curioso sobre isto. De acordo com The Mind is Wonderful, quando você aprende a escrever uma autobiografia para capturar suas próprias experiências, você não apenas libera suas emoções. Você também reduz o estresse, melhora sua auto-estima, desenvolve o autocontrole e encontra mais motivação. Sem mencionar que você começa a escrever corretamente e domina a arte de contar histórias.

Até agora é claro que o escritor é quem escreve sobre si mesmo, sua vida e os acontecimentos mais importantes pelos quais passou até agora. Entretanto, existem outras características da autobiografia que você deve conhecer se estiver interessado neste gênero literário em particular.

Algumas das principais características da autobiografia são:

  • Geralmente, os eventos são narrados cronologicamente e os temas ou pontos de vista se enquadram neste quadro temporal.
  • O estilo de narração depende muito da intenção do autor - é importante para aprender como escrever uma autobiografia que sua personalidade seja revelada ao longo de todo o processo!
  • A autobiografia mostra apenas os fatos que são relevantes para o autor. Você não tem que descrever todos os detalhes de sua vida inteira.
  • Embora a estrutura de uma autobiografia seja narrativa (início, meio e fim), o autor é livre para escolher a estrutura textual que melhor se adapte ao seu estilo e propósito com o texto.
  • O autor pode iniciar a narrativa em qualquer momento de sua vida; não é necessário falar desde o nascimento. Ele/ela pode voltar ao passado, pular para o presente e brincar com a temporalidade - uma dica útil sobre como escrever uma autobiografia!

Geralmente é escrito na primeira pessoa. Entretanto, o autor pode criar um personagem ou falar de si mesmo como um narrador onisciente.