O lixo orgânico que jogamos fora diariamente se decompõe, produzindo gases que contribuem para o efeito estufa. Uma alternativa fácil para combater as consequências negativas que isso causa é fazer uma compostagem caseira.
Isto significa iniciar o processo de decomposição no qual a matéria vegetal é convertida em composto; isto é, decompor naturalmente os resíduos orgânicos para que possam ser reintegrados ao solo e nutri-lo.
Além disso, o composto resultante pode ser usado para arejar o solo ou como substituto de fertilizantes químicos, que podem causar efeitos ambientais negativos, como o aumento de micro-organismos ou a contaminação das águas subterrâneas.
Faça o download do nosso Calendário de Trabalho Familiar gratuitamente
Mãos à obra?
LOs resíduos orgânicos que você pode usar para a sua compostagem devem ser apenas de origem vegetal — por exemplo: frutas, restos de verduras, arroz, legumes, raízes, papel, galhos, papelão ou troncos. Você também pode adicionar cascas de ovos, mas evite carnes ou ossos, pois podem atrair pragas e causar um cheiro ruim.
Para isso você precisa:
- 1 cesto ou caixa de madeira leve;
- terra;
- folhas secas;
- caixa multicamadas (você pode usar o recipiente de suco ou leite) ou caixa de ovos;
- papelão fino (você pode usar o saco de papelão);
- grampeador de parede.
Instruções
- Alinhe a base e as paredes do cesto com a caixa multicamadas ou a de ovos. Grampeie-os bem para que fique uma parede firme.
- Com um estilete ou uma tesoura, faça alguns pequenos orifícios na base, para que a caixa possa respirar.
- Então, começamos com as camadas:
- adicione uma camada de folhas secas e/ou papelão fino;
- agora, adicione uma camada de lixo orgânico;
- então, ponha terra;
- com uma tesoura ou um graveto, faça pequenos furos na terra para que ela fique oxigenada;
- despeje água (um copo é suficiente).
A compostagem deverá estar sempre úmida para que os micro-organismos possam decompor os alimentos.
- A última camada será de papelão fino. Corte em pedaços e cubra toda a superfície; isto ajudará para que os insetos não entrem na compostagem. Além disso, conservará melhor a umidade.
- Regue todos os dias ou sempre que ver que não está mais úmido.
E pronto! Você pode continuar adicionando camadas conforme tiver resíduos orgânicos. Se você moê-los ou triturá-los, terá resultados mais rápidos. Quando obtiver a terra resultante, poderá usá-la em suas plantas ou no jardim.
Fazer composto caseiro é uma maneira de contribuir com algo para o meio ambiente e tomar consciência da contaminação que causamos com o lixo que jogamos fora. Não é um segredo que esses resíduos podem penetrar nos aquíferos e contaminar plantas e vegetais.
Agora que você sabe como é fácil reciclar e reduzir o volume de seu lixo orgânico, convertendo-o em composto, vá em frente e imite o ciclo da Natureza e faça uma compostagem para devolver à terra um pouco dos nutrientes que ela nos dá.
Suas plantas estão murchando? Aprenda a revivê-los com essas dicas
Continuamos a acompanhar você em nossa seção Trabalho Remoto,Nos veremos em outros conteúdos e aulas que sejam valiosos para você.