Home Blog/ Brasil/
Brasil
Consoles de vídeo jogos da década de 1980Consoles de vídeo jogos da década de 1980

Consoles de vídeo jogos da década de 1980

Jose Oliveira - 15 Feb 22

Articulo

7 min.

Os vídeo games foram uma revolução no mundo, em pensar que tudo começou com um vídeo interativo e que hoje em dia os jogos são tão complexos que universos inteiros são criados por lá. Hoje em dia existem milhares de jogos diferentes para diferentes públicos, todos eles com gráficos diferentes, trilhas sonoras únicas e histórias incríveis.

Os consoles de vídeo game existem desde 1972, mas foi na década 80 em que tudo mudou com o lançamento de diversos consoles que terminaram nos famosos 16 bits da Sega e do Nintendo ao mercado dos jogos. Existem muitos cursos online sobre jogos, todos eles sobre algo especifico nessa área incrível.

Se hoje em dia a Microsoft e a Playstation brigam em cada jogo para descobrir qual era mais popular isso só foi possível pelo incrível avanço de tecnologia que aconteceu em 1980. Se as mudanças de geração de jogos hoje em dia são grande as daquela época foram enormes.

A cada ano que passava o conceito do que era pensado como jogo mudava totalmente e em questão de dois anos a complexidade dos games se tornavam muito maior do que são hoje em dia. Nos cursos online de informática você aprende um pouco mais sobre como programar jogos.

Fuente: Unsplash

Conheça melhor a história dos vídeo games

A história dos vídeos games é bem antiga, ela percorre um longo caminho até ser considerada como arte. Os consoles de jogos antes de 1980 eram extremamente limitados, coisa que aos poucos foi mudando e se tornando o que hoje conhecemos como jogos.

O primeiro jogo eletrônico se tratava de um jogo de labirinto que só funcionava num computador da NASA, literalmente. O que hoje conhecemos como consoles retro são os consoles que deram origem aos conceitos de jogos que conhecemos hoje em dia.

A década de 1980 foi sem sombra de dúvidas a época de ouro dos vídeo games, foi nela que tudo mudou, principalmente por conta dos Nintendo consoles. Os primeiros consoles de jogos eram enormes, e geralmente só rodavam jogos com um comando único, coisa que mudou bastante naquela década.

Se você é um pouco mais novo ou é fã vídeo games, ou fez um curso online de jogos, provavelmente se lembra das mudanças de gráfico dos jogos em 3D para os 2D que vieram com o Nintendo 64 e o PS1, mas nenhuma dessas supera a mudança de gerações da década de 1980.

O primeiro console da década de 1980 foi Intellivision, um console bem simples que marcou o inicio da revolução dos jogos. E o último da década foi o famoso Mega-Drive. Só de ver os jogos feitos para os dois vídeo games você já consegue notar como a evolução dos jogos foi marcante nesse período de ouro.

black and silver dvd player

Fuente: Unsplash

Os primeiros games de sucesso de 1980

Um dos maiores destaques da década e que foi uma revolução nos jogos de vídeo game foi o famoso jogo da Namco Pac-Man. Hoje em dia você que é fã de consoles retro já deve ter jogado esse game alguma vez na vida. A revolução dos jogos começou nele.

Antes dele os jogos eram extremamente simples, mas com ele você podia controlar um personagem num labirinto com movimentações de inimigo aleatórias. Nessa época era comum que um único console de jogos rodasse apenas um jogo.

A primeira versão do Pac-Man foi feita num árcade. O único jogo da maquina era Pac-Man, as limitações dos computadores da época impediam que dois jogos rodassem na mesma maquina sem travar tudo. Mesmo com alguns jogos de fliperama funcionando numa maquina única alguns ainda travam como o famoso Space Invaders que se tornou popular dois anos depois de seu lançamento.

Para você ter uma ideia de como as maquinas eram fracas mesmo o Space Invaders rodando sozinho num console de jogos ele possui uma lentidão enorme para carregar os inimigos e o jogo funcionava lentamente. Quem já jogou sabe que o jogo tem dificuldade dinâmica, em que quando o jogo inicia os inimigos são mais lentos e quanto menos inimigos mais rápido fica. 

Por incrível que pareça isso foi apenas sorte, o jogo simplesmente não funcionava direito com todos os personagens na tela, aquela lentidão dos inimigos não foi intencional, mas tornou esse jogo um dos mais procurados para consoles de vídeo games.

Além da popularização de alguns jogos a década de 1980 lançou três consoles incríveis que mudaram totalmente a história dos jogos como conhecemos hoje em dia.

black sony digital device on black surface

Fuente: Unsplash

Vídeo games de sucesso que saíram na década de 1980

A década de 80 foi marcada como uma revolução no mundo dos jogos. Foi nela que a Nintendo consoles se tornou a maior empresa de vídeo games do mundo. Mas, a história dos vídeo games dentro de casa não foi iniciada pela Nintendo.

O console de vídeo game que popularizou os vídeo games caseiros foi o primeiro Atari. Ele foi responsável para que muitas pessoas passassem a comprar vídeo games. Até então era comum existirem os famosos fliperamas, em que quem gostava de jogar ia até o fliperama para se divertir.

A ideia dos consoles de mesa era proporcionar uma experiência de ir ao árcade dentro de casa. A ideia inicial era muito boa, porém devido as limitações dos vídeos games, isso só foi acontecer no final da década de 1980, e mesmo assim não ficou tão bom quanto o esperado.

A revolução no mundo dos jogos começou com a Atari, mas explodiu com o lançamento do Nintendo Console Famicom, mais conhecido nas Américas como Nintendo, ou nintendinho para os mais fãs. Esse foi o primeiro vídeo game 8 bits a fazer sucesso.

Para época ele era um monstro processamento, que comparado ao console de jogos anteriores como o Atari, podia produzir gráficos mais realísticos, com cores mais vivas e com incrível 8 bits de imagem por tela reproduzida. Com uma super maquina para época a Nintendo se tornou uma potencia no mundo dos jogos.

Classic SNES console

Fuente: Unsplash

A Nintendo vs Sega o início de uma das maiores brigas no mundo dos jogos.

Após o lançamento do nintendinho muitos outros consoles de vídeo games foram lançados, mas nenhum conseguia alcançar a fama e as vendas do Nintendinho. A Nintendo consoles se tornou um império de vídeo games praticamente imbatível durante 6 anos.

Tudo mudou quando a Sega decidiu que investiria num console de mesa capaz de trazer todos os jogos dos famosos Fliperamas para casa dos jogadores. E foi a partir dessa promessa que nasceu o Mega Drive. Ele foi o primeiro console de 16 bits a fazer sucesso no mundo inteiro.

Até então nenhuma empresa dava conta de competir com a Nintendo no ramos dos jogos, mas com o lançamento do Mega Drive, que rodava clássicos do árcade em casa isso mudou. Óbvio que os jogos eram mais limitados do que no árcade, afinal de contas a capacidade do Mega Drive era menor do que dos árcades, mas mesmo assim foi uma grande revolução.

Esse console dava conta de reproduzir gráficos duas vezes mais realísticos do que o Nintendinho. Para época isso foi uma mudança enorme, seria algo como comparar os gráficos do Play 1 com os do Play 3 por exemplo. Mas mesmo assim a Nintendo não perdeu seu posto de maior empresa de jogos naquela década.

O fato é que a década de 1980 foi à década que mudou tudo que era tratado como jogo e se hoje em dia você tem um vídeo game em casa é por fruto da ideia de alguém dessa época.