Se você é alguém que desenha com lápis e papel, mas está muito curioso sobre o desenho digital, é hora de aprender mais sobre esta técnica artística. Você gostaria de começar a desenhar digitalmente?
Bem, em termos gerais, desenho digital ou ilustração digital é o que é feito em software de desenho digital, como o Illustrator ou o Photoshop. Entretanto, quando falamos de ilustração digital, estamos nos referindo a trabalhos mais elaborados, já que incluem mais elementos gráficos e efeitos de edição.
Para criar desenhos digitais, existem softwares e aplicativos de desenho digital, pagos e gratuitos, assim como plataformas online que podem ser acessadas por qualquer pessoa no mundo. O desenho digital é um vasto universo que você precisa conhecer passo a passo antes de começar a desenhar.
Quais são as vantagens do desenhar digitalmente? De que equipamento ou dispositivos eu preciso? Quais são os programas mais recomendados para o desenho digital? Se você está se fazendo todas estas perguntas (e mais), não deixe de ler este artigo até o final.
O que é desenho digital?
O desenho digital é considerado uma técnica artística que tem sua origem no desenho tradicional. Enquanto este último é feito com materiais específicos, tais como lápis, borracha ou pincel, o desenho digital utiliza programas e ferramentas digitais.
Em outras palavras, o desenho digital utiliza softwares que imitam as técnicas tradicionais de desenho convencional, tais como carvão, pastel, aquarela, tinta, óleo, etc.
Se, em essência, o desenho é uma representação linear feita com lápis ou pincel; o desenho digital é uma representação vetorial linear, como cliparts ou infográficos.
Geralmente, o desenho digital usa programas vetoriais, como o Illustrator, mas também pode ser feito em programas de edição de bitmap, como o Photoshop.
Se você quiser começar no vasto mundo do desenho digital, você precisará ter o dispositivo e o software de desenho adequados. Mas chegaremos a isso mais tarde.
Imagens vetoriais
O desenho vetorial, também conhecido como ilustração vetorial, é uma técnica de desenho digital que consiste em desenhar objetos geométricos (linhas, curvas, círculos, etc.) para criar uma imagem gráfica a partir deles. Por exemplo: desenhos, logotipos ou tipografias.
A resolução das imagens vetoriais é praticamente infinita. Ou seja, podem ser maximizadas ou reduzidas sem afetar sua cor e forma.
Por exemplo, para criar uma ilustração vetorial de uma mascote, uma fotografia pode ser usada como base. A foto é "traçada" usando linhas e outros elementos geométricos. Estes elementos em conjunto são o que finalmente formarão uma imagem vetorial.
Imagen: recursostic.educacion.es
Imagens em bitmap
Ao contrário das imagens vetoriais, as imagens bitmap são compostas de uma série de pixels ou pontos. Isto significa que quanto maior o número de pixels, maior será a qualidade da imagem. Isto é conhecido como resolução, portanto as imagens bitmap dependem de um número permanente de pontos.
Imagen: freepik
Qual é a diferença entre o desenho digital e o desenho tradicional?
Sejamos francos: todos nós temos nosso lado purista. Ainda mais os artistas, que muitas vezes estão um pouco relutantes em abandonar o estilo que sempre tiveram. Assim, pensando nos puristas, este ponto procurará confrontar, de forma neutra, o desenho digital com o desenho tradicional.
Mas para torná-lo mais interessante, falaremos apenas sobre as vantagens de cada estilo. Caberá a você decidir se você mantém o desenho tradicional em suas obras ou se você dá uma chance ao desenho digital. Você está pronto?
Desenho tradicional
Não há nada melhor do que sentir cada traço enquanto desenha. É por isso que lhe apresentamos as vantagens de manter um estilo tradicional.
- Obras únicas em seu gênero: quando você desenha de maneira tradicional, o toque que você lhe dá diferencia seu estilo de qualquer outra obra. Não há quase nenhuma chance de encontrar outra igual.
- Uso de materiais: o artista faz os materiais, não os materiais o artista. Isto significa que, mesmo que você tenha apenas um lápis e uma folha de papel, o artista pode criar autênticas obras de arte. Além disso, se você quiser desenhar algo, você poderá fazer isso em qualquer lugar.
- Sensações: o que falamos acima. No desenho tradicional, o artista experimentará sensações insubstituíveis: o cheiro das tintas, o som do pincel, os traços, entre outros.
Desenho digital
O desenho digital veio para ficar e mostrou uma série de vantagens que levaram muitos artistas a começar a desenhar de forma totalmente digital. Aqui estão as vantagens.
- Chega de erros: se você comete um erro no desenho tradicional, você tem que começar tudo de novo. No desenho digital, por outro lado, você "desfaz" e corrige instantaneamente.
- Materiais infinitos: você pode escolher entre uma gama de cores, pincéis ou aquarelas para fazer seus desenhos.
- Sempre pronto: uma vez terminados os desenhos, basta salvá-los em seu dispositivo e enviá-los (se necessário). Se você quiser exibi-los fisicamente, eles estarão prontos para a impressão.
O duelo entre o desenho digital e o tradicional provocou faíscas, nós sabemos. Mas agora a decisão cabe a você. Mas espere: e se você misturar os dois estilos? Parece mais divertido.
Qual é a diferença entre desenho digital e ilustração digital?
Passar do desenho digital para a ilustração digital é algo que acontece com muitos artistas gráficos. Poderíamos dizer que se você domina o desenho digital, tornar-se um ilustrador digital não será difícil. Se este é seu caso e você está interessado na ilustração digital, você precisa conhecer alguns conceitos.
Se o desenho digital é uma representação vetorial linear, em seu sentido mais básico, a ilustração digital consiste em criar imagens usando software e ferramentas digitais. Estas imagens podem ter diferentes funções: desde contar uma história até vender um produto.
Portanto, como o desenho digital, a ilustração digital também pode ocorrer de duas formas: através de vetores ou bitmaps.
Ilustração vetorial digital
Ilustração vetorial digital é o nome dado às imagens criadas em programas vetoriais. Lembre-se que os programas vetoriais não funcionam com pixels, mas com linhas, formas e padrões. É um dos tipos de ilustração mais populares hoje em dia.
Foto: freepik
O que você precisa para fazer um desenho digital?
Primeiro de tudo, você terá que definir quais dispositivos você usará para desenhar. Existem até cinco alternativas:
- PC / Laptop e mouse.
Estes dispositivos são amplamente utilizados por artistas que fazem ilustrações vetoriais. O mouse agirá como um lápis ou um pincel.
- PC, placa gráfica e lápis digital
Desenhar em uma placa gráfica é o que mais se aproxima do desenho com um lápis real. Este dispositivo é conectado ao PC ou laptop e inclui um lápis ótico.
- Placa gráfica e lápis digital
Há também placas gráficas que não precisam ser conectadas a um PC. Elas têm telas sensíveis ao toque e permitem desenhar diretamente sobre elas com um lápis digital.
- Tablet e lápis digital
Os tabletes não são como placas gráficas, que são feitas para desenho digital; entretanto, devido ao tamanho de suas telas, eles também são uma boa opção para desenho. Para fazer isso, você precisará fazer o download de um aplicativo de desenho e adquirir um lápis ótico.
- Telefone celular / Smartphone e lápis digital
Atualmente existem telefones celulares que permitem fazer desenhos elaborados, graças aos diferentes aplicativos de desenho disponíveis no Google Play ou na loja Apple. Entretanto, o tamanho da tela destes dispositivos pode ser limitado quando se trata de desenho. Além disso, não se esqueça de que você vai precisar de um lápis digital.
Foto: freepik
As vantagens do desenho digital
-
Facilidade de apagar, corrigir e desfazer
Uma das principais vantagens desta técnica é que ela lhe permite corrigir erros com facilidade e rapidez. Basta selecionar "Desfazer", essa linha que você acabou de desenhar e não saiu muito bem desaparecerá automaticamente. Algo impossível de fazer no desenho tradicional, porque mesmo o menor erro pode forçar o artista a começar do zero. Portanto, poderíamos dizer que para o desenho digital não há erros que não possam ser corrigidos.
- Economia de tempo
O desenho digital significa que você não precisa mais digitalizar seu desenho físico, ou seja, digitalizá-lo e depois editá-lo e retocá-lo. O desenho diretamente sobre a tela digital lhe poupará esse tempo e lhe permitirá fazer ajustes na hora.
Isto não quer dizer que a digitalização não seja mais utilizada. É um processo que ainda hoje é utilizado por muitos artistas.
Por exemplo, alguns artistas preferem desenhar esboços à mão e digitalizá-los para vetorização. Outros, por outro lado, desenham ou ilustram da maneira tradicional e utilizam programas, como o Photoshop, apenas para retocar ou ajustar suas ilustrações.
- Múltiplos efeitos e estilos
Os softwares de desenho são caracterizados por oferecer ferramentas com múltiplos efeitos e técnicas artísticas. Alguns oferecem mais de 100 tipos de pincéis. Sim, tantos quantos você possa imaginar. O que isso significa? Que as combinações que você pode fazer a partir delas são infinitas.
- É inesgotável
Os materiais e ferramentas são inesgotáveis no meio digital. Além disso, seus projetos só ocuparão espaço na nuvem ou no dispositivo que você usa para desenhar. Os efeitos ou cores estarão sempre intactos e manterão sua qualidade. Também não há tamanhos específicos. Você será capaz de fazer desenhos em média e grande escala.
Dicas para começar na arte digital
Tenho certeza de que você está ansioso para começar a criar desenhos digitais o mais rápido possível. Mas espere, primeiro, aqui estão algumas dicas para ter em conta:
- Experimente vários softwares antes de decidir por um.
Lembre-se de que a maioria dos softwares de desenho digital é software pago. E você não precisa necessariamente começar a recorrer ao mais caro e popular. Portanto, antes de comprar qualquer um deles, recomendamos que você os experimente.
Quase todos eles têm períodos de teste gratuitos. Decida calmamente e familiarize-se com o programa de desenho ou aplicativo que você decidir usar. É essencial que você conheça suas funções e ferramentas.
- Verifique a memória do seu PC
Se você já tem um PC de mesa, certifique-se de que sua memória RAM seja de pelo menos 8G. Caso contrário, descubra se é possível expandi-la.
- Verifique se você tem um monitor adequado para desenho digital.
Outro aspecto que você deve considerar antes de iniciar na arte digital é o monitor. Monitores com menos de 20 polegadas não são recomendados. Embora, se este for o caso com seu monitor atual, não se preocupe muito, você pode substituí-lo mais tarde.
- Adquira um tablet gráfico
Desenhar com um tablet gráfico é muito melhor do que desenhar com o mouse. Se você está considerando comprar um, há vários tablets que são ideais para iniciantes. Por exemplo, a marca Wacon é um dos melhores tablets gráficos que você pode encontrar em diferentes modelos e preços.
- Continue praticando o desenho a mão
Se você desenhar à mão, não pare. Começar na arte digital não significa abandonar suas habilidades tradicionais de desenho. Pelo contrário, elas o ajudarão a entender mais facilmente o desenho digital.
Muitos ilustradores e artistas digitais concordam que antes de começar a desenhar digitalmente, você precisa ter desenhado à mão (e muito). A experiência e o conhecimento que o desenho tradicional lhe proporciona é a base necessária para passar ao digital. Se você souber desenhar à mão, começar no mundo digital não será um problema para você.
- Familiarize-se com as metodologias de trabalho
Saiba claramente como funciona o desenho digital e qual é seu fluxo de trabalho (se trabalha em camadas).
- Descubra o vocabulário do desenho
Aprenda os termos de desenho digital. Por exemplo: modelos de cores (RGB, CMYK) e formatos (PSD, JPG, BMP, AI, etc.).
Foto: freepik
Software de desenho digital
Depois de ter analisado que equipamento você tem para começar a desenhar, é hora de escolher o software de desenho digital que você usará para fazer suas criações. A escolha é bastante ampla.
E se você se pergunta "qual é o melhor?", a resposta realmente depende de seus objetivos como desenhista ou ilustrador, seu orçamento e o estado e desempenho de seus dispositivos.
Como diz Antonella Morelli, professora do curso de Ilustração para Não-Ilustradores, "só há 'o melhor' para você". E você descobrirá isso quando você experimentar mais de um software. Por isso, aqui lhe dizemos quais são as mais populares.
- Illustrador
O programa de desenho vetorial
Imagen: Youtube FitoTec
- Photoshop
O programa para fazer mais do que desenhar ou ilustrar.
Imagen: Final Metal
- Paint Tool SAI
O programa de desenho para iniciantes e profissionais
Imagen: Mipequeoponyfanlabor
- GIMP
A melhor alternativa ao Photoshop
Imagen: Spartan Geek
- Clip Studio Paint
O programa de desenho digital mais versátil
Imagen: Spartan Geek
- Corel Painter 2021
Software de desenho digital apto para diferentes tipos de criações.
Imagen: Itusers.Today