Certamente você ouviu ou leu, muitas vezes, que sempre deve mostrar seu trabalho. Aquelas fotos, ilustrações ou desenhos que ocuparam horas e dias da sua vida devem ser expostas aos seus clientes em potencial. Mas, cuidado! Sempre existe uma maneira melhor do que mostrar seu trabalho em anexos de e-mail.
Um portfólio ajuda você a sintetizar seu trabalho, mostrar-se como artista e fazer com que seus projetos sejam vistos.
Seja procurando emprego ou se candidatando a um concurso, você deve ter um portfólio que deslumbre e seja atraente para quem o recebe. Por isso, trago para você essas dicas que facilitarão sua vida ao montar seu próprio portfólio digital.
Faça o download gratuito dessas predefinições de efeito vintage para suas fotos
Para quem você envia?
Enviar um portfólio para uma instituição governamental é muito diferente de enviá-lo para uma agência de animação infantil. Você deve conhecer a empresa ou o cliente com quem deseja trabalhar e destacar no seu trabalho o que é mais atraente para eles, dar-lhes essa exclusividade. Será eficaz para vocês dois!
Se você não possui material adequado ao mercado em que vai se candidatar, seria bom adicionar algo feito por você mesmo(a) e complementar sua experiência dessa maneira.
Reduza a informação
Sejamos claros: o objetivo de um portfólio é mostrar o que você sabe fazer. Portanto, não o sature com informações redundantes e detalhes de suas inúmeras habilidades; deixe seu material falar por si.
Nunca tente se lisonjear ou faça qualquer descrição exageradamente longa de uma embalagem ou logotipo; destaque o que é importante e anexe o que achar necessário.
Conheça os descontos da Semana do Designer
Portfólio On-line de Juan Diego Jhons
A ordem importa
É normal pensar que você deve mostrar todos os seus melhores trabalhos primeiro; no entanto, essa ideia não é totalmente correta. A estrutura de um portfólio digital é linear e você deve gerenciar uma boa ordem para que a atenção da pessoa que a revise não caia pela metade.
É verdade que todo o trabalho que realizamos não tem o mesmo nível. Mas podemos equilibrá-lo para que eles deem uma sensação de validação constante.
Escolha seus dois melhores trabalhos, coloque-os no início e no fim, selecione o terceiro e coloque-o no meio, enquanto o quarto e o quinto como segundo e penúltimo.
O importante é ter um bom começo e fim. O restante será distribuído por prioridade.
Mostre o que você ama
Ao longo dos anos, você terá trabalhos sem fim, onde o que aprendeu será refletido, mas também as indicações de algum cliente.
Se você está procurando algo novo e diferente, destaque seus projetos pessoais ou obras originais em seu portfólio, aquele que reflete o que você gosta de fazer e sobre o que deseja aprender mais. Pode não ser o seu melhor trabalho, mas é isso que você realmente ama, certo?
Portfólio On-line de Amorelli
Sempre se concentre na hora de montar seu portfólio e quando atualizá-lo de tempos em tempos — você nunca sabe quando precisará dele.
Existem várias páginas que oferecem a opção de mostrar seu trabalho, ou você também pode fazê-lo diretamente em seu site, se tiver seu próprio domínio. Para dar personalidade e continuar trabalhando nele, recomendo fazer o curso do Adobe InDesigncom Rosa Rodríguez, onde você aprenderá sobre hierarquia e design.