Estudar sobre o que é a aprendizagem cinestésica é de vital importância para que você saiba como realizar melhor suas tarefas do dia-a-dia. Por exemplo, se você acha mais fácil estudar quando alguém lhe faz perguntas enquanto você anda ou faz outra atividade do que quando você está sentado lendo um livro, você provavelmente é uma pessoa cinestésica.
Mas o que significa ter um estilo de aprendizagem cinestésico?
Partindo do conceito geral, segundo o psicólogo Samuel Messick, "um estilo de aprendizagem tem múltiplas definições, mas todos concordam que se trata de como o cérebro processa a informação e como ela é influenciada pelas percepções do cérebro".
Portanto, você deve ter em consideração que, dependendo do tipo de inteligência que predomina em você, a maneira como você aprende será diferente da dos outros. E, para evitar frustrações pelo caminho, você precisa descobrir como acha mais fácil aprender, através do aprendizado auditivo, visual ou através do estilo de aprendizagem cinestésico.
Para ajudar você nessa tarefa, hoje explicaremos em detalhes o que é aprendizado cinestésico, quais são suas características, suas principais vantagens, as melhores estratégias para melhorar o aprendizado cinestésico em sua vida diária e alguns exemplos com os quais você pode aprender dinamicamente através deste estilo de aprendizado.
Então, você está pronto para começar? Sente-se e continue lendo.
O que é um estilo de aprendizagem cinestésico?
Vamos começar definindo o que é aprendizado cinestésico para que você possa identificar agora se você é, de fato, uma pessoa cinestésica.
Antes de tudo, todos nós temos estilos de aprendizagem específicos que nos ajudam a nos engajar com a informação. Nesse sentido, a aprendizagem cinestésica é o método pelo qual as pessoas preferem formas interativas de treinamento para compreender suas funções e responsabilidades de forma eficaz.
De acordo com a Universidade Tecnológica do México, podemos definir a aprendizagem cinestésica como uma forma de aprendizagem através do movimento e contato com os elementos ao nosso redor. Além disso, os especialistas afirmam que, embora este estilo de aprendizagem seja mais lento que os outros, o que se aprende torna-se difícil de esquecer.
Um exemplo muito claro do que é aprendizado cinestésico pode ser visto quando aprendemos a dirigir um carro ou andar de bicicleta, porque, mesmo com o passar do tempo, não nos esquecemos de como fazê-lo.
Portanto, as pessoas cinestésicas retêm a informação de forma mais efetiva quando podem mover seus corpos e interagir com seus entornos. Elas preferem ser participantes ativos em vez de observadores passivos, e normalmente resolvem os problemas através de tentativa e erro em vez de apenas aceitar a informação que recebem.
Então, o que é aprendizado cinestésico? Em outras palavras, trata-se de um tipo de inteligência que envolve o processamento de informações através do toque e do movimento. Construir simulações e realizar experimentos são algumas das formas de aprendizagem cinestésica, também chamada de aprendizagem tátil ou aprendizagem física.
Imagen: Pexels
Quais são as características do estilo de aprendizagem cinestésico?
Bem, agora que você sabe o que é aprendizado cinestésico, você provavelmente está se perguntando se é uma pessoa cinestésica. Então, como você pode descobrir se em você predomina o método de aprendizagem cinestésica a fim de melhorar suas habilidades mais tarde?
Há algumas características de aprendizagem cinestésica que você deve considerar para que possa adaptar seus hábitos de estudo e se sobressair em tudo o que você se propõe a fazer.
-
Você prefere estar em um ambiente multi-sensorial.
Uma das principais características de uma pessoa cinestésica é que ela precisa de um ambiente multissensorial para um aprendizado profundo, ou seja, ela aprende "fazendo".
De acordo com a Universidade em Internet, as pessoas que aprendem através do aprendizado cinestésico o fazem com base à dinâmica de tentativa e erro, ou seja, experimentando diferentes alternativas até chegar a suas próprias conclusões.
Como você pode ver, uma pessoa cinestésica é alguém que precisa participar ativamente de seu aprendizado. São pessoas "táteis" que utilizam o movimento, os testes, o ensaio e o entorno de aprendizagem não tradicional para reter e lembrar informação.
Se isto lhe parece familiar, você provavelmente está mais alinhado do que pensava com o que é o aprendizado cinestésico.
Imagen: Pexels
-
Você pode reter a informação por mais tempo
Outra característica do estilo de aprendizagem cinestésica é que o que aprendemos através dela geralmente permanece em nossa memória por mais tempo. O cérebro pode armazenar informação, assim como lembranças, de forma mais prática quando temos sido uma parte ativa dela, ou seja, quando a temos vivido.
Por exemplo, você não acha que pode lembrar claramente momentos ou situações de anos atrás, mas esquece facilmente o que ouviu nas notícias de um mês atrás? Se isto aconteceu com você, você está prestes a descobrir porque isto acontece e como isto se relaciona com o aprendizado cinestésico.
Basicamente, as ações (o que fazemos / fizemos) são mais fáceis de lembrar do que as informações sensoriais (o que vemos / ouvimos / lemos). Portanto, se você é uma daquelas pessoas que, ao aprender através do movimento, não esquece o que aprendeu ou experimentou, em resumo: você é uma pessoa cinestésica.
Nesse sentido, você deve considerar que uma das melhores maneiras de treinar seu cérebro é fazer exercícios mentais para estimular sua aprendizagem. Portanto, convidamos você a fazer o download deste guia de ginástica mental com o qual você pode exercitar sua memória através de diferentes dinâmicas para praticar em casa.
-
Você não se sente à vontade aprendendo conceitos teóricos.
Continuando com as características do que é aprendizado cinestésico, é importante destacar que as pessoas que se alinham com este estilo de treinamento tendem a valorizar a informação prática sobre os conceitos teóricos. Portanto, eles são mais adequados para atividades que envolvem sua expressão corporal.
Isto não significa que eles não possam aprender os conceitos e termos que lêem em um livro, mas que será mais difícil para eles fazerem isso. Portanto, se você é uma pessoa cinestésica ou conhece alguém que é, a melhor coisa a fazer é recomendar que integrem estes conceitos em sua vida diária através de atividades que incluam o movimento físico.
Se você não sabe como adaptar a informação teórica que o cerca ao que é o aprendizado cinestésico, não se preocupe, nós lhe daremos todos os exemplos que você precisa para consegui-lo.
Imagen: Pexels
-
Você aprende através da experiência
Por outro lado, o que mais implica a aprendizagem cinestésica? Este estilo de ensino está diretamente alinhado com a prática, ou seja, se você for uma pessoa cinestésica, é muito provável que você se sinta confortável para jogar jogos, fazendo modelos ou representações do que você estuda, a fim de melhor reter a informação.
Isto acontece porque as pessoas cinestésicas são naturalmente curiosas e têm uma preferência pelo aprendizado através da ação, em outras palavras, elas adoram experimentar. Portanto, considere que se você não transforma conceitos em uma representação dinâmica dos mesmos, você pode não aprender nada de forma eficaz.
-
Você gosta de trabalhar em grupo
Continuando com as características de um estilo de aprendizagem cinestésica, você deve ter em mente que as pessoas que estudam através do movimento realmente gostam de aprender em grupos.
Mas por que isso acontece? Simplificando, isto é, porque quando há mais pessoas envolvidas, há mais oportunidades de se envolver diretamente no aprendizado cinestésico. Por exemplo, é possível criar grupos de estudo, realizar jogos juntos para aprender os termos de uma leitura, etc.
Imagen: Pexels
Quais são os benefícios do aprendizado cinestésico?
Agora que você sabe o que é aprendizado cinestésico e suas principais características para determinar se você é uma pessoa cinestésica, vamos olhar para os benefícios disso.
-
Maior retenção de informação
Você se lembra quando definimos o que é aprendizado cinestésico? Parte do conceito nos diz que, embora seja um processo lento de aprendizagem, o movimento e a interação física ajudam as pessoas a reter melhor a informação.
Desta forma, as pessoas cinestésicas podem ver instantaneamente o resultado das técnicas que estão aplicando e assim reforçar os conceitos em que estão trabalhando no momento.
Também é importante mencionar que a aprendizagem cinestésica muitas vezes envolve repetição física de tarefas, o que desenvolve a memória muscular e aumenta ainda mais a retenção.
Imagen: Pexels
-
Promove a participação engajada
Por outro lado, ao implementar a aprendizagem cinestésica em sua vida diária, você será capaz de permanecer focado em suas atividades por períodos mais longos de tempo. O movimento pode aumentar a energia e isto o manterá concentrado durante seu treinamento ou sessão de estudo.
Tenha em mente que as pessoas cinestésicas estão mais comprometidas com as instruções e informações quando reforçadas pela experimentação e aplicação.
-
Melhora o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas
A aprendizagem cinestésica melhora o pensamento crítico e a resolução de problemas através da experimentação de tentativa e erro. Ao contrário dos estilos de aprendizagem auditiva e visual, que simplesmente apresentam informação, a aprendizagem cinestésica encoraja as pessoas a descobrir a informação por si mesmas.
Desta forma, através de suas experiências, poderão experimentar os diversos conceitos que estão aprendendo e acharão mais fácil internalizá-los.
Imagen: Pexels
-
Estimula a capacidade de assumir riscos de forma estratégica
Saber o que é aprendizado cinestésico encoraja a tomada de riscos lógicos à medida que as pessoas exploram conceitos e praticam com novas ferramentas por conta própria. Assumir riscos pode promover inovação e crescimento tanto em indivíduos quanto em organizações.
Portanto, se você estiver a cargo de uma equipe, não hesite em aplicar o aprendizado cinestésico para melhorar as capacidades de sua equipe.
-
Desenvolve a autonomia e a autoconfiança
A aprendizagem cinestésica não tende a funcionar da mesma maneira em todos os participantes. Embora pareça uma desvantagem, não é, pois permite que as pessoas descubram e pratiquem novos conceitos pelo tempo que precisarem para entendê-los plenamente.
Desta forma, a aprendizagem cinestésica pode promover o crescimento individual e a confiança, encorajando cada participante a comparar seu próprio progresso ao longo do tempo, ao invés de compará-lo com o de qualquer outra pessoa. Entretanto, é essencial lembrar que qualquer progresso é alcançado com base na perseverança.
-
Fortalecimento das relações de trabalho
A aprendizagem cinestésica também pode promover o trabalho em equipe e incentivar as pessoas a trabalharem juntas para atingir seus objetivos. Quando as pessoas cooperam em atividades tais como jogos em grupo, seus laços e confiança mútua são desenvolvidos.
Além disso, através da aprendizagem cinestésica, você pode permitir que seus funcionários liberem o estresse e relaxem para que eles possam continuar seu dia de forma animada. Não se esqueça de que o movimento é essencial para recuperar energia e se sentir bem.
Imagen: Pexels
Quais são as estratégias da aprendizagem cinestésica?
Depois de ter descoberto o que é aprendizado sinestésico, assim como suas características e vantagens, você provavelmente está se perguntando como pode aplicar este tipo de treinamento em seu dia-a-dia, enquanto estuda ou trabalha.
Aqui estão algumas estratégias do estilo de aprendizagem cinestésica para que você possa colocar este método em prática agora mesmo.
-
Combine sua sessão de estudo ou trabalho com exercícios
Agora que você sabe que é uma pessoa cinestésica, em vez de cair no sofá com suas anotações, levante-se e faça pausas ativas para relaxar. Estas servem para limpar sua mente após um longo período de concentração e são perfeitas para se desestressar.
Por outro lado, se você está na universidade ou faculdade e precisa se preparar para um exame, você pode pedir a um amigo ou membro da família que o questione sobre as perguntas mais importantes para seu teste enquanto vão dar uma caminhada.
Tente combinar a atividade intelectual com atividades de gasto de energia para que você possa consolidar as ideias que você está estudando em seu cérebro.
-
Faça pequenos movimentos enquanto aprende
Nem sempre é possível se levantar durante uma sessão de estudo, mas você ainda pode usar estratégias de aprendizagem cinestésica para se manter engajado.
Por exemplo, pular uma bola de tênis no chão e pegá-la toda vez que responder a uma pergunta ou toda vez que tiver uma ideia relevante. Além disso, você pode torcer um elástico ao redor do pulso ou um lápis enquanto lê. Mesmo que os movimentos sejam pequenos, eles também o ajudarão a manter-se concentrado.
-
Tente tensão e relaxamento
Quando você se encontra em uma situação de estudo que realmente limita sua capacidade como pessoa cinestésica, use esta técnica de tensão e relaxamento para se manter concentrado:
Em intervalos de cinco a dez segundos, aperte um determinado músculo. Depois relaxe quando os segundos tiverem passado.
Esta técnica de aprendizagem cinestésica o ajudará a liberar tensões indesejadas, pois isto é algo que as pessoas cinestésicas frequentemente experimentam durante momentos de inatividade.