Home Blog/ Brasil/
Brasil

Você é um amante da animação e gostaria de conhecer os melhores tipos de animação que serão tendência em 2022? Quem não gostaria de começar a deixar sua imaginação correr solta e criar suas próprias séries animadas? Isso, há muito tempo, tem sido o sonho de muitas crianças e jovens amantes de desenhos animados.

Entretanto, o conceito de animação nem sempre tem sido como o conhecemos hoje. No início, a ideia de "animar" algo se limitava a fazer desenhos em movimento. Naquela época, ninguém imaginava as várias formas de animação digital que existiriam hoje, nas quais é possível dar vida a filmes e até mesmo grandes séries.

Tudo isso foi graças ao crescimento da internet e dos avanços tecnológicos, que não só permitiram o crescimento da animação, mas criaram elementos e ferramentas ideais para realizar essas práticas. Definitivamente, hoje em dia não há desculpas para deixar sua imaginação correr solta e aprender como criar diferentes tipos de animações.

No artigo de hoje, trazemos todos os tipos de animação que existem e que certamente estarão em tendência no próximo ano para criar obras maravilhosas.

Prepare-se, esta aventura animada está prestes a começar!

  1. Animação Tradicional

Desde o advento da animação tradicional, que era baseada em células transparentes, houve muitas mudanças. Os computadores, atualmente, permitem aos animadores criar cenários, personagens e várias sequências mais facilmente, oferecendo opções mais avançadas e rápidas para o processo de criação.

Agora lhe falaremos um pouco sobre cada tipo de animação que você pode experimentar.

A animação tradicional é um dos primeiros tipos de animação que existiu (se não o primeiro). É exatamente daí que vem seu nome, pois era sem dúvida o tipo mais tradicional e mais puro de animação. O processo de animação tradicional foi aperfeiçoado pelo estúdio da Disney, que mais tarde levaria a animação tradicional a um contexto mais tecnológico.

Como funciona a animação tradicional?

Para fazer este tipo de animação, os desenhos tinham que ser feitos à mão, depois colocados em folhas transparentes de acetato chamadas células de tinta. É por isso que nasceu o termo animações de células. 

É claro que mais tarde, com o advento dos computadores, isto mudou completamente e este trabalho é feito através de diferentes tipos de software. Embora durante os anos 90 os estúdios de animação começaram a digitalizar os desenhos no computador para começar a fazer a colorização digital e agora este processo à mão não é feito em papel, mas através de tablets ou telas sensíveis ao toque. 

Você provavelmente pensa que com o advento da animação 3D, a animação 2D desapareceu de cena. Mas não, os clássicos nunca saem de moda e ainda podemos encontrá-lo lá fora. Onde? Na indústria de mídia e entretenimento, principalmente.

Tipos de animação tradicional

Existem algumas variantes de animação tradicional que são importantes de se conhecer para todos os tipos de animação hoje em dia. A seguir, os apresentamos a você: 

Flipbook

Este é um dos tipos de animação baseada em animação 2D tradicional. Sua principal característica é que, no processo de elaboração, um pequeno caderno é usado para desenhar sequências de imagens e elas são passadas a uma certa velocidade. Parecerá um filme! 

Normalmente, este tipo de animação era feito em preto e branco; no entanto, trabalhos em cores foram vistos. Atualmente, em vez de ser um dos tipos de animação, o flipbook é considerado um jogo infantil. 

Você pode sentir que já viu isso em algum lugar antes, e na realidade, provavelmente já viu. Lembra-se quando você costumava desenhar pequenas figuras no canto de seus cadernos que pareciam engraçadas quando você as virava? Adivinhe? Você estava animando! 

Animação Whiteboard 

Você já se deparou com um vídeo informativo no YouTube que parece que está sendo desenhado em alta velocidade? Deixe-nos falar-lhe sobre animação Whiteboard. É um dos tipos de animação mais marcantes do momento, que se caracteriza pelo uso de um fundo branco enquanto acrescenta desenhos explicativos

O ótimo desta animação é que ela dá a impressão de que tudo está sendo feito naquele momento, o que é responsável por captar a atenção dos telespectadores. É por isso que é ideal para a transmissão de vídeos ou vídeos informativos.

Exemplos de animação tradicional 

Antes de passarmos a outros tipos de animação, gostaríamos de lhe dar alguns exemplos de animação tradicional. 

O "primeiro" Mickey Mouse

Se você é fã da obra de Walt Disney, provavelmente já viu uma variável do Mickey Mouse mais magra e de aparência mais caricatural. Caso você não soubesse, as primeiras animações do rato mais amado do mundo eram baseadas em animações tradicionais.

 

primeras animaciones mickey mouse

Imagen: SafeHaus UK

CupHead

Se você está interessado no mundo dos videogames, você provavelmente já ouviu falar do CupHead. Este videogame, além de se destacar por sua grande dificuldade, tem um estilo de animação "retro", que é baseado na animação tradicional. Este é um caso excepcional, pois embora o videogame seja moderno e as animações tenham sido feitas por computador, elas preservaram a mais pura essência da animação.

animacion tradicional cuphead

Imagen: Nintenderos

  1. Animação 2D

A animação 2D, também conhecida como animação celular, foi um dos primeiros tipos de animação a aparecer e ganhar popularidade em todo o mundo. Basicamente, consiste em fazer desenhos "planos" e depois dar-lhes movimento. Segundo explica a escola de desenho ES Design, o "2D a ser animado é um objeto que tem duas dimensões e é colocado sobre uma superfície plana. Podemos dizer que estas formas e objetos têm área, mas não têm volume".

O mais interessante é que esses desenhos são muitas vezes feitos à mão usando tabletes gráficos! Antigamente, os animadores desenhavam seus personagens quadro a quadro, e depois os transferiam para uma folha de acetato transparente, na qual podiam ser coloridos. Eles eram chamados de Cels e, por essa razão, esses tipos de animação são conhecidos como animação celular. 

Embora os avanços tecnológicos tenham transformado a arte da animação 2D em uma tarefa computadorizada, a realidade é que ela ainda é um dos tipos mais puros de animação, pois pode ser feita sem muita intervenção tecnológica.

Como fazer animações 2D?

A animação 2D hoje em dia, como lhe dissemos, trabalha com desenhos criados a partir de vetores. Há dois processos que podem ser usados para realizar esta animação.

O primeiro trabalha com personagens 2D que são construídos com um sistema de "ossos" e são manipulados de forma similar às animações 3D. Dessa forma, eles podem animar partes individuais do corpo do personagem em vez de fazer o desenho inteiro.

O outro processo se baseia em trabalhar com caracteres desenhados à mão digitalmente e dar-lhes movimento quadro a quadro. Sim, uma versão digitalizada da animação tradicional. 

Com a ajuda de programas como Toon Boom Harmony e Adobe Animate CC, uma mistura de ambos os processos é usada para criar animações mais rápidas e automatizadas. 

Embora as animações sejam um processo um pouco complexo, elas são muito divertidas. Se você quer transformar sua paixão em seu negócio, aqui está um modelo de orçamento de animação 2D.

Exemplos de Animação 2D

Aqui estão alguns exemplos famosos de animação 2D para sua referência, se você estiver interessado neste tipo de animação.

Os Simpsons

Se falamos de famosas animações 2D que marcaram um antes e um depois, não podemos deixar de mencionar a série clássica da família amarela criada por Matt Groening. A animação 2D vista no The Simpsons é realmente maravilhosa, pois a série é tão antiga que você pode notar a evolução a cada nova temporada. Ótimo!

Imagen: Independent UK

Mario Bros

Deixamos o mundo das séries para falar sobre videogames. Embora os jogos de Mario Bros tenham evoluído e, hoje em dia, tenham um estilo 3D, em suas origens tinham uma animação 2D. Além disso, graças ao estilo de 16 bits tão característico daqueles anos, o videogame capturou visualmente a atenção de muitos jogadores. 

  1. Animação 3D

Enquanto a animação 2D é fantástica, com o advento da animação 3D, o mundo se rendeu a ela. O especialista em animação 3D Alexander Lopez Betancurt, no curso online Animação 3D com Maya, explica que a animação 3D é semelhante à animação tradicional ou 2D, com a principal diferença de que este tipo de animação inclui profundidade e volume. 

No passado, teria sido impensável que os objetos pudessem aparecer em três dimensões, girar e mover-se. A animação 3D está entre os tipos de animação mais amados e usados hoje em dia, por isso é certo que continuará a abrir novos caminhos em 2022. 

As animações 3D são utilizadas em curtas-metragens, longas-metragens, comerciais de TV e muito mais. Precisamente, esse toque de profundidade dá aos desenhos animados clássicos um aspecto mais realista e humano, ao mesmo tempo em que ainda é claramente uma animação. Isto fez com que chamasse a atenção não apenas dos membros mais jovens da família, mas de todos. 

Nos últimos 30 anos, ela foi aperfeiçoada com o aparecimento de filmes da Pixar como Toy Story, Monsters Inc e Coco. Como no caso da animação 2D, este tipo de animação também funciona com imagens geradas por computador (CGI). Entretanto, a principal diferença entre os dois tipos de animação reside na profundidade que o 3D consegue dar.

Como fazer animações 3D?

A animação 3D é a manipulação de objetos tridimensionais (em seus eixos x, y, e z). Entretanto, para que isto seja possível, é necessário primeiro modelar um personagem digitalmente, esculpi-lo perfeitamente e dar-lhe um esqueleto que você possa mover e manipular. Estes esqueletos animados são conhecidos como "rigs de personagens" e o processo é chamado de "rigging".

Para fazer o fantoche digital mover-se de pose em pose, o animador coloca uma série de padrões de movimento entre cada quadro-chave ou keyframe. O computador então gera automaticamente os quadros necessários dentro de cada segundo para proporcionar essa sensação de movimento. 

Embora dê a impressão de que grande parte da animação é o produto automático do computador, a realidade é que se o personagem não for bem modelado e não tiver os nós corretos, a animação não vai funcionar. É por isso que muito do crédito por uma animação 3D de sucesso se deve ao bom trabalho do animador e designer 3D.

Para realizar esta animação 3D, você precisa de programas especiais com os quais você pode gerar seus personagens e localizações. Além de lhes dar movimento, adicionando luz, efeitos visuais e efeitos físicos. 

Lembre-se que você também pode gerar movimentos para seus bonecos digitais a partir da captura de movimento com pessoas de carne e osso. Para muitos filmes e/ou videogames, os atores são usados para realizar as expressões faciais e movimentos equipados com figurinos que permitem que os movimentos sejam gravados e depois utilizados para animar os personagens gerados por computador. 

Para explicar melhor este último ponto, poderíamos tomar como exemplo o jogo de vídeo FIFA 22, que foi lançado no final de 2021. Uma das principais críticas que costumavam ser feitas ao videogame é a falta de realismo nos movimentos dos jogadores de futebol. Entretanto, neste novo lançamento, a empresa contratou pessoas reais para simular uma partida de futebol profissional. Todos eles, é claro, em ternos para registrar os movimentos. 

O resultado? Movimentos mais realistas no jogo de vídeo, dando a impressão de que você estava assistindo uma partida de futebol de verdade. A EA Sports realmente fez um ótimo trabalho!

Exemplos de animação 3D

Embora ao longo desta seção tenhamos mencionado alguns bons exemplos de animação 3D, como todos os trabalhos de PIXAR, queremos mostrar alguns exemplos menos conhecidos ou orientados a outras indústrias além do cinema infantil. Vejamos!

Avatar

O filme que na época foi o primeiro a ser feito 100% digitalmente é, sem dúvida, um dos melhores exemplos a imitar na arte da animação 3D. Além do bom enredo, o trabalho feito pelos animadores foi para ser aplaudido. Um exemplo claro de que a animação 3D nem sempre tem que parecer caricata, mas também pode ser realista. 

The Last Of Us 

Embora saibamos que atualmente quase todos os jogos estão em três dimensões, um dos jogos de vídeo mais bem projetados com os melhores espaços é The Last of Us. O talento dos animadores se refletiu nos movimentos naturais dos personagens em cada parte do jogo e, acima de tudo, nos movimentos dos zumbis.