Home Blog/ Brasil/
Brasil

Você é um apaixonado por jardinagem, mas ainda não sabe os nomes das plantas com flores e sem flores mais conhecidas? Como você pode imaginar, existem muitos tipos de plantas no mundo e, para estudá-las melhor, os cientistas as dividiram em diferentes categorias. 

Os tipos de plantas podem ser identificados de acordo com suas características. Por exemplo, seu tamanho, sua vida útil, suas propriedades, sua utilidade, a forma como se reproduzem e a presença ou ausência de componentes fundamentais. Hoje você conhecerá uma das mais relevantes: os tipos de plantas sem flores e plantas com flores.

Neste artigo, falaremos das plantas de acordo com sua presença de flores, ou seja, sua capacidade de floração. Também lhe contaremos tudo sobre suas características e tipos. Finalmente, daremos alguns exemplos de cada uma destas plantas e quais são as mais utilizadas para decoração.

Um ponto muito importante a ser observado antes de começarmos nossa enumeração de plantas floridas e não floridas é que o termo flores não é exatamente o que imaginamos que seja. Enquanto essas belas rosas fazem parte dessa categoria, entendemos floração como o aparecimento de flores, frutas e bulbos.

Tenha seu caderno pronto e vamos começar a explorar!

Plantas briófitas

Segundo a Ecologia Verde, as briófitas são o tipo de plantas sem flores, cuja principal característica é a falta de condutos vasculares. Como o nome indica, as plantas sem flores são aquelas que não produzem flores, sementes ou frutos. Existem dois tipos de plantas briófitas:

  • Briófitas de musgo.
  • Briófitas hepáticas.

Plantas de musgo

Os musgos são plantas sem flores que se caracterizam por se alimentarem diretamente de partículas dispersas na água e no solo. Isto porque elas não possuem tecidos condutores que permitam que as células tenham contato individual com a luz para realizar a fotossíntese.

Estas plantas sem flores estão associadas a lugares que são úmidos e carentes de luz solar. Neste caso, a umidade favorece sua reprodução, já que as plantas briófitas carecem de raízes para obter os minerais e a água de que necessitam, portanto, precisam da umidade do ambiente para crescer. São normalmente encontradas em superfícies rochosas, troncos de árvores e raízes de plantas.

Quanto às suas características visuais, os caules e folhas deste tipo de plantas sem flores geralmente têm um pigmento verde, pois contêm clorofila para fazer a fotossíntese. No entanto, a intensidade pode variar. Além disso, as plantas briófitas são geralmente pequenas, mas têm a capacidade de se espalhar por grandes áreas.

 

planta sin flor musgo

Fuente: Pexels

Plantas hepáticas

Assim como os musgos, as plantas hepáticas são plantas sem flores e sem vasos condutores. São assim denominadas porque antigamente se caracterizavam por seu uso para doenças hepáticas. Assim como os musgos, estas plantas sem flores funcionam no ecossistema como uma ajuda natural ao reflorestamento.

As plantas hepáticas se distinguem pelo fato de serem de várias cores para realizar a fotossíntese e também são pequenas, pois normalmente não crescem mais de 10 cm de altura e 20 mm de espessura. Além disso, elas tendem a prosperar em lugares úmidos e sombreados, mas crescem em superfícies variadas e ricas em nutrientes, como galhos, troncos de árvores, rochas e barrancos.

Plantas sin flores medicinales

Imagen: Curiosoando

Plantas Anthocerotophyta 

Os antoceros ou plantas anthocerotophyta são plantas sem vasos condutores, distinguindo-se por ter:

  • Um corpo achatado, em forma de folha
  • Uma estrutura alongada, cilíndrica
  • Tamanho pequeno.

Antes eram classificados como plantas briófitas, porém, os novos avanços as colocam em sua própria categoria.

Estas plantas sem flores geralmente crescem em climas tropicais e subtropicais; no entanto, podem ser encontradas em quase qualquer parte do mundo. O único clima que elas não podem suportar é a geada. Elas também podem prosperar em ambientes aquáticos, assim como em lugares úmidos e sombreados.

Os antoceros são plantas sem flores com propriedades que lhes permitem desempenhar um papel ecológico nas florestas:

  • Elas promovem o crescimento de outras espécies no ecossistema.
  • Elas ajudam na erosão do solo.
  • Elas melhoram a qualidade do meio ambiente.
  • Elas servem como casa e alimento para alguns animais.

plantas anthocerotophyta sin flores

Imagen: Ecología verde

Plantas pteridófitas

Pteridófitas, comumente conhecidas como samambaias, são plantas sem flores com tecidos condutivos através dos quais circula a seiva. Este tipo de planta sem flores é considerado muito primitivo e robusto. Os vasos condutores de pteridófitas servem de suporte para elas e, por esta razão, elas podem crescer vários metros acima do solo. Também as ajuda a receber melhor a luz.

Como as plantqs briófitas, estas plantas sem flores crescem em climas úmidos. Também podem crescer em climas tropicais, ambientes temperados e zonas áridas. Algumas espécies aquáticas e subaquáticas de água doce também são conhecidas.

As pteridófitas são utilizadas principalmente para o consumo humano e como elemento decorativo no lar. 

Embora coloquialmente chamadas samambaias, estas plantas sem flores têm uma grande variedade. Entre as mais conhecidas estão

  • Lycopodiums.
  • Selaginellas.
  • Psilófitas.
  • Isoetes.
  • Echisetums, sobre os quais falaremos a seguir.

plantas pteridofitas sin flores

Imagen: Freepik

Plantas Echisetum 

As plantas de Echisetum também são conhecidas como rabos de cavalo. Estas plantas sem flores são caracterizadas por seus rizomas articulados na forma de caules ocos que podem crescer até um metro de altura. Os rizomas são caules subterrâneos e de crescimento horizontal, que dão origem a novos brotos e raízes em seus nós.

Este tipo de planta sem flores é mais adequado para climas úmidos e solos ricos em nutrientes. Também podem ser encontradas na terra e na água. Elas também são comumente encontradas em terras deterioradas, áreas desmatadas e ao longo de caminhos.

Os Echisetums são funcionais a uma variedade de âmbitos: 

  • As plantas de Echisetum são amplamente utilizadas para polimento de madeira ou limpeza de metais como a prata, pois contêm um alto nível de sílica. 
  • Da mesma forma, estas plantas sem flores têm propriedades curativas, o que permite que sejam usadas como plantas medicinais para regular o fluxo sanguíneo, acelerar a coagulação do sangue e como anti-inflamatório. 
  • Por outro lado, elas podem ser usadas como plantas decorativas.

Nombres de plantas sin flores

Imagen: JardineriaOn

Mas então, como todos esses tipos de plantas sem flores se reproduzem?

As plantas sem flores se reproduzem por meio de esporos, que são definidos como células vegetais reprodutivas que não necessitam de fecundação, pois elas têm a capacidade de gerar novas plantas por divisão celular.

Os esporos das plantas sem flores estão localizados no lado oposto à folha que não recebe luz, ou seja, na parte inferior, e esperam até que estejam maduros o suficiente para cair ao chão. Se o solo satisfizer as condições necessárias para a reprodução da planta, como umidade e temperatura, uma planta sem flores, idêntica à original, crescerá.

As plantas sem flores são caracterizadas por uma cor verde profunda, caules fortes e folhas grandes para absorver o máximo de luz e nutrientes do ambiente. Entretanto, isto pode variar de acordo com a espécie.

As plantas com flores podem crescer em quase qualquer paisagem bioclimática. Da mesma forma, existem plantas com flores terrestres e aquáticas. Além disso, muitas espécies de plantas com flores não precisam de água para se reproduzir, de modo que podem crescer em áreas sem umidade.

Finalmente, em termos de utilidade, as plantas com flores têm muitos usos. Em primeiro lugar, são a principal fonte de alimento para os seres humanos. Além disso, muitas delas têm propriedades curativas e são utilizadas como medicamento. Finalmente, elas podem ser usadas como decoração.

Plantas com flores para decorar

Todos nós amamos flores, elas são de alguma forma uma metáfora para a vida e sempre nos enchem de alegria. Entretanto, nem todas as plantas com flores são fáceis de reconhecer, podemos citar, por exemplo, a planta Photos, que à primeira vista parece uma planta sem flores, embora a verdade é que ela floresce, simplesmente não o faz desde 1964

Potus

É uma das plantas de floração interior mais resistentes. Se você adora jardinagem, mas não tem tempo para dedicar-se a ela, o potus é exatamente o que você procura. 

Esta espécie pode viver tanto na terra quanto na água, adoram a água e a luz do sol. Portanto, deve ser mantido em um ambiente bem iluminado e com bom fluxo de ar. Quando cai naturalmente, é recomendado colocá-lo em lugares altos, você verá como seus ramos caem em forma de uma bela cascata. Quem disse que apenas plantas floridas eram decorativas?

 

potus para decorar

Fuente: Pexels

Lótus Sagrado

Famosa por sua grande longevidade, esta planta com flor é nativa do continente asiático e pode germinar sua semente até dez séculos mais tarde. Possui uma série de folhas flutuantes dispostas em círculo em torno de uma flor maravilhosa de até 23 cm de diâmetro.

Seu habitat preferido? Lagoas e lagos.

flor de loto

Fuente: Pexels

Suculentas

Finalmente, falaremos sobre uma das alternativas mais fáceis de se cuidar. Suculentas são as famílias de plantas com flores mais variadas e populares na decoração de interiores. Elas se destacam por sua beleza e versatilidade, com elas você pode criar seus próprios desenhos sobre o solo. 

Para cuidar deste tipo de plantas com flores, não é necessário muito, pois elas têm um órgão especial de armazenamento de água, e não é preciso se preocupar em regá-las todos os dias.

A única coisa que as suculentas pedem é muita luz, embora você deva evitar a luz direta do sol.

Suculentas plantas sin flores para decoración

Fuente: Pexels

Coníferas

Como explicamos acima, as árvores são um tipo de planta com flores, aquelas flores que aparecem na forma de cones entre as folhas. Neste caso, podemos encontrar várias espécies de árvores que desenvolvem este tipo de flores. Entre os mais conhecidos, podemos citar:

  • Pinheiros
  • Abeto
  • Cedros
  • Larch
  • Ciprestes
  • Sequóias.
  • Araucária.

Crotón, hermosa planta con flores para decoración

Fuente: Pexels

Plantas sem flores para decorar

Se você optou por uma estética minimalista e está procurando encher sua casa com plantas sem flores, deixamos esta lista para que você tenha as informações certas quando for visitar novamente um viveiro.

Calathea

Este tipo de planta sem flores pode atingir uma altura máxima de 60 cm, e é especialmente adequado para design de interiores. É fácil de reconhecer porque suas folhas têm um estilo particular, tanto que até são conhecidas pelo nome de zebra.

O cuidado desta planta sem flores é tão particular quanto suas folhas, e para mantê-la viva você terá que ser muito disciplinado com o seguinte: irrigação moderada, posicionamento com luz indireta, e temperatura entre 18° e 25°.

Decora tu hogar con una planta sin flores Calathea

Fuente: Pexels

Bambu

Agora, se você quiser decorar um espaço vertical, estreito ou talvez um centro de mesa, o bambu da sorte pode ajudá-lo nesta tarefa. Este tipo de planta sem flores vive em tigelas com água e também em vasos com terra. É super fácil de cuidar, levará apenas um pouco de tempo para crescer, mas vale a pena!

Precisa organizar sua agenda e cuidar adequadamente de suas plantas? Aqui está um calendário semanal para download gratuito para que você possa organizar suas tarefas domésticas e nunca mais se esqueça de regar suas plantas floridas e não floridas novamente.

Já lhe dissemos que o uso de plantas com e sem flores é muito variado, desde usos alimentícios e medicinais até design de interiores e decoração.

As plantas com flores são essenciais para a produção de alimentos, e as plantas sem flores são a base de muitos dos medicamentos que consumimos com regularidade. Mas qual destes dois tipos de plantas é melhor para a decoração da casa?

A verdade é que as plantas com flores e sem flores têm as mesmas propriedades decorativas para sua casa, o único fator que você deve levar em conta para saber qual lhe convém, são as características do espaço que você tem para plantá-las e o tipo de cuidado que você está disposto a dar a elas.

Estas são todas as nossas recomendações para hoje! Se você é fascinado por plantas e gostaria de aprender sobre jardinagem, convidamos você a explorar nossa seção de cursos online onde você encontrará mais de uma habilidade para incorporar. Antes de começar, verifique se você tem as ferramentas de jardinagem necessárias.

Esperamos que o artigo de hoje tenha lhe ensinado tudo o que você queria saber sobre plantas sem flores e plantas com flores. Agora você conhece suas características, seus tipos e quais são algumas das nossas plantas favoritas em cada categoria.