Home Blog/ Brasil/
Brasil

Ao longo da história, desenvolveram-se diferentes correntes artísticas que, devido às suas características e representantes, tiveram uma grande influência na arte. Cada uma dessas tendências surgiu em um período diferente e tem características muito particulares. Se você quiser saber mais sobre as principais correntes artísticas, você encontrará as informações necessárias neste artigo.

Falar de movimentos artísticos pode ser complicado, especialmente porque para compreendê-los é preciso analisar um período histórico muito amplo. Entretanto, tentaremos resumir a informação mais importante e estudar brevemente algumas das principais correntes artísticas.

Você gostaria de saber mais sobre os estilos e correntes artísticas que marcaram a história? Você gostaria de saber o que é que faz uma corrente artística transcender no tempo?

Se você é uma pessoa que trabalha no campo criativo, é muito importante para você conhecer os diferentes movimentos artísticos na história da arte, pois eles podem servir de inspiração para qualquer tipo de trabalho que você queira fazer: uma pintura, um anúncio, o projeto de uma casa, etc.

Cada movimento artístico compartilha certas características técnicas, ideológicas e estruturais, de modo que pode ser fácil identificar e categorizar artistas. Da mesma forma, cada um desses movimentos artísticos deu origem a personalidades que, através de suas obras de arte, continuam a ser reconhecidas, por mais distantes que estejam no tempo.

Comece a tomar nota e aprenda mais sobre as correntes artísticas e seus principais expoentes!

Principais correntes artísticas da Idade Média

Segundo a National Geographic, estima-se que a Idade Média começou em 476 com a queda do Império Romano do Ocidente e terminou em 1453 com a queda do Império Bizantino. Neste período ocorreram muitas mudanças políticas, avanços tecnológicos (como a imprenta) e o surgimento de numerosas tendências artísticas. 

Dentre as principais correntes artísticas da Idade Média, podemos destacar os períodos Românico e o Gótico.

Românico

Esta tendência artística está intimamente ligada ao cristianismo, pois a igreja procurou transmitir os princípios da religião através da arte, principalmente porque a maioria de seus seguidores eram analfabetos. A influência da arte românica pode ser vista em várias igrejas e mosteiros da época. 

Algumas das características da arte românica são as pinturas com fundo monocromático, o uso da técnica do afresco e a importância de retratar temas bíblicos. Houve também uma certa desproporção anatômica na composição das figuras e uma predominância de ocre e terracota. 

Na arte românica, a arquitetura também alcançou grande reconhecimento. Eles incorporaram telhados abobadados em templos, assim como o arco semicircular. Nesta corrente artística, destacam-se as igrejas com pinturas e relevos com motivos religiosos em suas paredes. Alguns representantes da arte românica são Andrija Buvina e o Mestre Biduino.

Ejemplo de arte románico

Fuente: Met Museum

Gótico

A arte gótica é um movimento artístico que surgiu na França e se espalhou por várias partes da Europa. Na arquitetura, contribuiu para o uso do arco pontiagudo em diferentes edificações. Na escultura, a pedra era o material mais utilizado. Da mesma forma, podemos mencionar que esta corrente artística é facilmente reconhecida pelo uso de motivos naturalistas.

Outras características da arte gótica podem ser vistas na pintura, que assumiu um tom mais sombrio. Por outro lado, a pintura em vitral veio para deslocar a pintura em murais. Entre os representantes da arte gótica estão Giotto, Donatello, Duccio e Jan Van Eyck.

Ejemplo de movimiento artístico gótico

Fuente: Met Museum

Principais correntes artísticas da era moderna

De acordo com o site Historiando, a era moderna ocorreu entre os séculos XV e XVIII. Ela começou com a invasão de Constantinopla pelo Império Turco e terminou com a Revolução Francesa. As principais correntes artísticas desta época foram o Renascimento e o Barroco, sendo o primeiro um movimento que mudou completamente a forma como a realidade era interpretada naquela época, de modo que os movimentos artísticos se afastaram de uma visão religiosa e focalizaram seu interesse no ser humano.

A seguir estão as características das principais correntes artísticas da era moderna

Renascimento

Esta poderia ser considerada como uma das principais correntes artísticas da história da humanidade devido a sua grande influência ideológica e cultural sobre diferentes filósofos, artistas e intelectuais da época. 

Uma das principais características da arte renascentista é seu interesse em capturar a figura humana da forma mais realista possível. Foi dada maior atenção às proporções e aos detalhes das expressões faciais. 

Além de temas religiosos, o Renascimento também retratou cenas mitológicas, retratos e nus. A técnica mais comum utilizada foi a pintura a óleo e a paleta de cores consistia em tons azul, preto, branco e terroso. Entre os representantes mais conhecidos da arte renascentista estão Leonardo da Vinci, Raphael e Michelangelo.

Movimiento artístico del Renacimiento

Fuente: My Modern Met

Maneirismo

O maneirismo é uma corrente artística que funciona como uma transição entre os estilos definidos durante o Renascimento e as tendências artísticas desenvolvidas com o barroco. Os representantes deste movimento artístico procuraram se diferenciar dos grandes mestres, criando obras alimentadas por um profundo senso de ambiguidade e composição desequilibrada.

Em outras palavras, os artistas deixaram de se preocupar com a simetria e as proporções do que eles pintaram ou esculpiram. A ideia era expandir as possibilidades e levar a arte a novos limites. É também uma das correntes artísticas em que a subjetividade e os próprios gostos do artista começaram a assumir maior importância no desenvolvimento das obras de arte.

Os historiadores de arte colocam o maneirismo nas últimas décadas do século 16, e ele se desenvolveu principalmente na Itália como uma reação contra os ideais de beleza classicistas do Renascimento.

Ricardo Celma, professor do curso de Pintura e Desenho dos Grandes Mestres, explica as características e os fundamentos deste movimento artístico:

"Começa a haver problemas de pensamento sobre como é o universo. Vamos ter Giordano Bruno, figuras como Galileu e Copérnico vão aparecer e vão desestabilizar esse universo muito tranquilo [da Renascença]. Chamamos esta desestabilização de Maneirismo, que é onde podemos ver que as diagonais começam a surgir na pintura, e cada pintor começa a fazer as coisas a seu modo, não mais seguindo cânones clássicos ou mesmo cânones reais".

As figuras mais proeminentes desta corrente artística são Parmigianino e Guido Reni, em cujas obras se destacam alguns dos elementos mencionados acima.

Ejemplo de manierismo

Fuente: Wikimedia

Barroco

A arte barroca surgiu após o movimento artístico renascentista e, embora apresentem certas semelhanças, o barroco se inclinava mais para a extravagância e o exagero. Este período também marcou um retorno aos temas religiosos, afastando-se completamente dos retratos nus e polêmicos popularizados pelo Renascimento. 

Entre outras características da arte barroca estava o domínio da técnica do chiaroscuro, que consiste no contraste produzido entre o jogo de luz e sombra. Isto lhes permitiu retratar cenas intensas e altamente expressivas. Entre os representantes da arte barroca, destacam-se Caravaggio, Johannes Vermeer, Rembrandt e Gian Lorenzo Bernini.

Ejemplo de corriente artística barroca

Fuente: Met Museum

Principais correntes artísticas contemporâneas

A idade contemporânea começou no final do século 18 e continua até os dias de hoje. Foi uma época em que houve muitas revoluções, como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial; e também vários conflitos, como a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. Finalmente, com o avanço da tecnologia veio o mundo globalizado que temos hoje. Dentre as principais correntes artísticas deste período, podemos distinguir as seguintes.

Impressionismo

Esta foi uma das principais correntes artísticas do século XIX. O impressionismo rompeu com a tradição da pintura à porta fechada, pois os impressionistas começaram a pintar ao ar livre, retratando diversas paisagens que lhes permitiam brincar com a luz e as texturas.

Outra característica da arte impressionista é que eles aplicaram pinceladas muito fortes. Eles decidiram não embaçar as cores e mantê-las como estavam, obtendo pinturas com cores vibrantes e cenas com muito movimento. 

Entre os diferentes representantes da arte impressionista, podemos destacar Claude Monet, Pierre Auguste Renoir, Frédéric Bazille e Edgar Degas.

Corriente artística impresionista

Fuente: My Modern Met

Pós-impressionismo

Uma das principais correntes artísticas do século XIX. A arte pós-Impressionista manteve o uso das pinceladas marcadas e cores vivas do Impressionismo, e também se interessou em retratar paisagens e cenas da vida cotidiana. Uma das características da arte impressionista é que os pintores deste período procuraram capturar em suas pinturas a forma subjetiva em que viam o mundo. O resultado: uma coleção de peças de arte que romperam com a realidade. 

Como uma das principais correntes artísticas do século XIX, o impressionismo permitiu o surgimento de outras técnicas de pintura, como o pontilhismo, o simbolismo, o abstrato e assim por diante. Entre os representantes da arte Pós-Impressionista estão Vincent Van Gogh, Paul Cézanne, Henri de Toulouse-Lautrec e Ferdinand Hodler.

Tendencias artísticas del post impresionismo

Fuente: My Modern Met

Cubismo

O novo uso de formas geométricas nas composições artísticas fez do Cubismo uma das principais tendências artísticas do século XX. Este período se afastou completamente do uso da perspectiva e apresentou figuras planas e distorcidas. Eles também utilizaram uma paleta limitada de cores, o que reduziu consideravelmente o efeito das sombras na pintura. 

Os representantes do Cubismo incluem Pablo Picasso, Juan Gris e Georges Braque.

Cubismo como tendencia artística

Fuente: My Modern Met

Surrealismo

Outra das tendências mais populares da arte contemporânea é o surrealismo, que teve como fonte as teorias psicanalíticas de Sigmund Freud. Uma das principais características da arte surrealista é o interesse em explorar o subconsciente como uma fonte de criatividade na criação de arte. 

Embora o surrealismo fosse uma das principais correntes artísticas na pintura e na arte em geral, ele não tinha técnicas específicas, pois se baseava nos pensamentos e anseios de cada artista. No entanto, a evocação do caos e de elementos incongruentes é constante nos trabalhos deste período. Os representantes mais influentes do surrealismo são Salvador Dalí, André Breton, René Magritte e Max Ernst.

Estilo del surrealismo

Fuente: Cultura genial

Arte Pop 

A arte pop foi um dos movimentos de arte contemporânea mais conhecidos devido a seu interesse peculiar pela cultura popular. A arte pop procurou retratar a sociedade do consumismo, e é por isso que suas obras apresentavam celebridades, produtos embalados, quadrinhos, cartazes publicitários, etc. 

Entre as características da arte pop podemos destacar o uso de cores brilhantes, fundos pontilhados e séries de imagens repetidas. Os representantes mais importantes da arte pop são Andy Warhol, Roy Lichtenstein e Jasper Johns.

Tendencias y estilos del pop art

Fuente: Cultura genial

Minimalismo

A principal característica do minimalismo é seu gosto pela extrema simplicidade, deixando para trás elementos ostensivos e exagerados. Neste movimento artístico, as peças de arte são muito menos elaboradas, mas ainda assim visualmente atraentes.

A filosofia do minimalismo sustenta que "menos é mais" e é por isso que este movimento artístico é conhecido por sua preferência por cores neutras e pelo espaço que geralmente é deixado entre os elementos. Os representantes mais importantes do minimalismo são Donald Judd, Yayoi Kusama, Frank Stella e Jo Baer. 

Características del minimalismo

Fuente: Pace Gallery

Movimentos artísticos atuais

Falar sobre as correntes artísticas que estão se desenvolvendo atualmente pode ser mais complicado do que rever a historiografia sobre os movimentos artísticos do passado. Em particular, porque não temos como ver o efeito que cada tendência terá a longo prazo.

Entretanto, como todo movimento artístico, as obras que estão sendo produzidas hoje respondem às características do nosso tempo, no qual a tecnologia está assumindo cada vez mais um papel importante no desenvolvimento de nossas vidas.

Nos pontos seguintes explicaremos as correntes artísticas que surgiram no século XXI, em nosso presente, e que gradualmente transformaram as representações da realidade na arte.

Arte digital

Este é um dos principais movimentos artísticos de nosso tempo, embora ainda não apareça nos livros de história e ainda esteja em desenvolvimento. A principal característica da Arte Digital é o uso da tecnologia como parte do processo criativo, em particular porque ferramentas como um tablet para digitalização ou software de computador são usados para criar as obras.

Devemos também mencionar que o uso da tecnologia para fazer da arte transformou esta corrente artística em uma das mais acessíveis da história, de modo que sua produção é massiva e pode ser feita por qualquer pessoa que tenha tanto o talento quanto o acesso às ferramentas.

Pixel art

Pixel art é uma forma de arte digital que se caracteriza pela construção de imagens em formato de pixel. Sua aparência é facilmente reconhecível porque é semelhante às imagens dos videogames de 8 bits e 16 bits.

Este estilo de arte também é caracterizado pelo uso de uma paleta de cores muito pequena, com a maioria das obras usando apenas um pouco mais de dois tons de cor. Pixel art é geralmente armazenado em formatos que mantêm a integridade dos dados, os melhores formatos para isso são GIF e PNG.