Home Blog/ Brasil/
Brasil

Hoje em dia tudo está conectado as novas tecnologias, todo mundo utiliza da internet seja para se comunicar ou para se manter atualizado sobre inovações tecnologias. O fato é que o quanto mais as novas tecnologias avançam, mais a sociedade anda atrelada a ela. Isso acontece pelo simples fato das tecnologias facilitarem o dia a dia de todos, organizando muitas tarefas antes demoradas e resolvendo problemas em segundos.

O mercado de trabalho também avançou junto a ela, já que novas tecnologias padronizam serviços e tornam tudo mais eficiente. Um exemplo simples de novas tecnologias que revolucionaram o mercado de trabalho são os computadores de mesa e impressoras, antigamente todo trabalho que precisava ser digitado era feito em máquinas caras, grandes, barulhentas e de manuseio complicado o computador de mesa mudou isso e hoje em dia redigir um texto ou fazer uma planilha é algo bem simples.

Além das máquinas muitas ferramentas transformaram totalmente o mercado de trabalho tornando muitas empresas mais eficientes. Você sabe o que é KPI? Se você é um micro, médio ou grande empreendedor e não sabe o que ele é você provavelmente está tendo uma empresa em que as funções não dão o rendimento que deveriam dar.

Para quem não sabe o que significa KPI, ele é um indicador para medir o desempenho da sua empresa e sugerir novas atualizações de cargos e funções. Basicamente ele é usado para gerenciar processos dentro da sua empresa, o KPI de vendas se trata de um dos indicadores mais importantes para qualquer empesa, independente do tamanho.

three men using MacBooks

Fuente: Unsplash

O que é KPI?

KPI se trata de uma sigla, para quem não sabe o que significa KPI, continuar no texto pode fazer toda diferença, já que você estará conhecendo algo novo, capaz de fazer sua empresa se tornar muito mais produtiva do dia para noite. Para entender bem o que é KPI a melhor maneira de fazer isso é traduzindo a sigla e, é claro, com exemplos de KPI.

A sigla KPI vem do inglês, Key Performance Indicator, ou seja, chave de indicação de performance. Só de traduzir a sigla já fica mais simples de entender o que é KPI e o que ele faz. O KPI ele funciona assim, uma empresa determina um objetivo e começa o projeto, o KPI serve para verificar o desempenho de cada um e cada área diferente durante a execução do projeto.

Por parecer algo louco que será dito, mas, mesmo um projeto de qualidade e rápido, pode ser melhorado com o KPI, já que ele das sugestões pontuais ao final da análise que pode melhorar e muito o desempenho da sua equipe. Vamos para um exemplo fora do mercado de trabalho indo para os campos de futebol. 

O time A jogou contra o time B, mas o time A estava com um atacante em um momento ruim, por conta disso ele acabou perdendo muitos gols e o técnico decide por o jogador no banco para por outro atacante em melhor fase. Nesse exemplo o KPI seria o técnico de futebol que observou a situação e fez adaptações pontuais em busca do sucesso.

Dentro das empresas é possível encontrar o KPI em duas formas diferentes, numeral e percentual. A forma numeral costuma ser mais utilizada pelo KPI de vendas, em que números falam mais do que porcentagem. Mas, o fato é que no fim das contas os dois exercem a mesma função tudo se trata apenas de uma questão de gostos e preços.

three men sitting while using laptops and watching man beside whiteboard

Fuente: Unsplash

Uma métrica e o KPI são a mesma coisa?

Métrica e KPI são termos muito próximos, porém são distintos, exceto no caso de uma métrica que se torna KPI. Os conceitos dentro da mesma empresa sobre KPI são diferentes, se você lembra o que significa o KPI letra por letra, deve conseguir distinguir melhor as diferenças entre ambos.

Métrica é aquilo usado para medir, no caso de uma empresa e do desempenho de uma empresa, é possível usar uma métrica para medir o desempenho e a partir dali fazer suas alterações necessárias no quadro de funcionários. O complicado da métrica é que ela só te apresenta uma conta, alterações no quadro de funcionários é a única solução que você encontra para melhoria do desempenho usando uma métrica, metodologia que muitas vezes pode ser um tiro no pé.

Para quem sabe o que é KPI com certeza deve saber que esse indicador ajuda a melhorar o seu desempenho da sua empresa sem precisar mudar o quadro de funcionários. No KPI de vendas, por exemplo, a chave indicadora de performance pode ser modificada, fazendo com que problemas pessoais, de espaço de trabalho ou de infraestrutura entre em pauta durante a analise, coisa que uma métrica não faz.

Como resultado o KPI além de te apresentar os dados do relatório de desempenho também consegue te demonstrar a origem dos problemas, o que te dá muitas opções, muitas vezes mais econômicas de investir e melhorar o desempenho de sua equipe. Usar desse indicador como você pode ver nos exemplos de KPI realmente pode melhorar o funcionamento do seu trabalho sem precisar modificar totalmente sua equipe.

white and black card on brown wooden table

Fuente: Unsplash

Como implantar o KPI em minha empresa?

Conhecendo as vantagens de usar o KPI tudo que falta é aprender como implementar esses indicadores no seu trabalho. As grandes empresas como Google, o Facebook, entre outras já utilizam do KPI há anos, não é atoa que elas são consideradas as empresas com o melhor rendimento dos funcionários do mundo inteiro, mesmo com uma carga horária que pode ser metade da sua dentro da empresa.

Existem duas maneiras de implementar KPI em sua empresa, a primeira é e mais indicada é contratando profissionais para realizar a tarefa a outra só é indicada para quem faz cursos voltados para área de analise dados, que é implementar os indicadores você mesmo. Ambos os casos são um sucesso enorme para a sua empresa, caso bem feitos claro.

O KPI muito indicado pelo simples fator de que ele é capaz de impedir que empresas pequenas funcionam a todo o vapor com poucos gastos enquanto indicam maneiras de crescer. As pequenas e médias empresas que utilizam desses indicadores tem mais chances de se tornarem grande empresas do que empresas que não utilizam dele, pelo simples fato de que com o KPI você consegue prever problemas, resolver problemas e aumentar a produtividade com um investimento relativamente baixo.

O KPI também ajuda a grandes empresas já que quando uma grande empresa toma prejuízos a ponto de chegar em demissões, a própria economia do estado e do país entra em crise. Portanto, utilizar do KPI nas grandes empresas é mais do que garantir que suas vendas se manterão em alta, é também manter que tudo na sociedade mantenha-se funcionando corretamente, e que milhares de pessoas não percam seus empregos.

Nem sempre uma empresa consegue descobrir que seu desempenho está baixo, existem muitos fatores no mercado que fazem com que uma empresa tenha lucros ou prejuízos. Assumir que sua empresa está indo bem pelo simples fato de estar tendo lucros momentâneos pode acabar te fazendo fechar as portas. Com o KPI você consegue descobrir a situação real da sua loja, e perceber como melhorar tudo por lá mesmo em um momento bom, é principalmente neles que o KPI faz toda diferença já que você consegue multiplicar seus lucros.