Home Blog/ Brasil/
Brasil

Você gostaria de aprender sobre o desenvolvimento web, mas ainda não sabe o que é uma variável em programação? 😱 Não se preocupe, nós estamos aqui para tirá-lo de problemas. Definir o que é uma variável em programação é talvez um dos conceitos mais importantes para aprender sobre codificação e programação web. 

Se você estiver interessado em dominar a linguagem do futuro, no artigo de hoje, lhe apresentaremos o que é uma variável em programação e para que ela é usada. Você também aprenderá sobre suas características, seus tipos e como criar uma variável em algumas das mais importantes linguagens de programação do mercado.

Vamos começar? 

O que é uma variável em programação?

International Business Machines Corporation, conhecida mundialmente como IBM, uma empresa especializada em tecnologia e consultoria, propõe como definir uma variável em programação: 

Uma variável em programação é um elemento de dados com nome cujo valor pode mudar durante o curso da execução de um programa. O nome da variável deve seguir a convenção de nomenclatura de um identificador (caráter alfabético ou número e o sinal de sublinhado). Quando mais de uma variável é definida em uma única declaração, o nome deve ser separado por vírgulas. Cada declaração variável deve terminar com um ponto e vírgula. Os nomes das variáveis não podem coincidir com uma palavra reservada.

Em palavras mais simples, se quisermos explicar o que é uma variável em programação, podemos dizer que ela é uma unidade de armazenamento e recuperação de dados com valores que podem mudar, que é identificada com um nome único no código do programa. 

Se utilizássemos uma analogia para descrever este conceito, diríamos que uma variável em programação é a base da pirâmide, uma vez que ela contém os componentes fundamentais de todos os programas de computador. 

Todos os tipos de linguagens de programação têm variáveis. Por exemplo, Sergio Agamez Negrete, professor da Crehana e especialista em programação web, descreve o que é uma variável em programação no curso online de Fundamentos de Javascript: uma variável em Java é como uma caixa onde podemos armazenar o que quisermos, tais como nomes, números, funções, etc.

Ele também sublinha que as variáveis em programação são úteis, acima de tudo, para atribuir valores complexos e evitar colocar os mesmos dados repetidamente, tornando o código do programa ou aplicativo de Javascript desnecessariamente longo. 

👉A propósito, você conhece a história das linguagens de programação? Saiba mais aqui!

Em resumo, para que serve uma variável de programação? Em primeira instância, pode-se dizer que uma variável funciona tanto para armazenar dados, quanto para atribuir e representar valores em uma expressão de programação. Entretanto, o objetivo principal de uma variável em programação é facilitar a tarefa do programador. 

Pantalla de coding con variables de programación

Imagen: Pexels

Agora que você sabe o que é uma variável em programação e para que ela é utilizada, nós lhe diremos quais são suas características.

Características de uma variável em programação

A plataforma de investigação, Lifeder, reconhece que as variáveis em programação têm três características principais. 

  1. Atribuição de memória

Quando definimos o que é uma variável de programação, enfatizamos que ela é um elemento de codificação para armazenar informações, tais como valores e dados. Na programação, o computador atribui à variável uma posição em sua memória, dependendo do tipo de dados que armazena

Em outras palavras, uma variável em programação é um lugar na memória do computador, uma vez que, quando o computador executa um programa ou um aplicativo, a variável terá acesso a este bloco de memória

  1. Declaração

Quando falamos em como declarar uma variável, pretendemos atribuir-lhe um nome e um tipo; desta forma, o sistema poderá dar-lhe uma abstração da memória para armazenar os dados e seu valor. 

Dependerá do tipo de linguagem de programação para determinar se é necessário declarar a classificação da variável antes de utilizá-la. Por exemplo, no caso do Javascript e da linguagem C, ela precisa ser declarada; no entanto, em outras linguagens de programação, como Python, não precisa ser declarada. 

  1. Alcance

Dependendo das características das variáveis em programação, o alcance pode ser usado para determinar até que ponto a informação ou o valor de uma variável pode ser lido ou manipulado

Por exemplo, no caso de variáveis globais, o alcance será maior, já que elas têm a capacidade de trabalhar durante todo o programa. Por outro lado, para as variáveis locais, o alcance só se estende a sua própria função

¿Cuáles son las características de una variable en programación?

Imagen: Pexels

Em seguida, falaremos um pouco mais em profundidade sobre estes tipos de variáveis na programação.

Tipos de variáveis em programação

Uma vez que tenhamos definido o que é uma variável em programação, vamos diferenciar seus diferentes tipos. Aqui apresentaremos duas classificações diferentes.

Tipos de valores em variáveis

Primeiro, de acordo com o conceito do que é uma variável em programação, estes são os elementos responsáveis pelo armazenamento de dados. Em seguida, no curso online de Fundamentos de Javascript, o professor Sergio Agamez Negrete, divide as variáveis em programação de acordo com o tipo de valor que elas contêm

  1. Numérica

Um exemplo de variáveis de programação são as variáveis numéricas nas quais, como o nome sugere, podemos armazenar números. Não é preciso acrescentar aspas, apenas o dígito. Da mesma forma, se você quiser armazenar números decimais, você só precisa usar o ponto (.) entre números inteiros e fracionários, pois existem linguagens de programação nas quais são usadas vírgulas (,) para adicionar outros dados à variável.

  1. Rede de texto

No caso de uma variável em programação que armazena texto, o texto precisa ser incluído entre aspas. Podem ser aspas simples ou duplas, mas o uso de aspas simples é recomendado, pois há momentos em que não é possível usar aspas duplas. 

Há dois tipos de redes de texto: rede de comprimento fixo e rede de comprimento variável. No primeiro, você estipula quantos caracteres ele conterá, enquanto o segundo não define o comprimento.

  1. Booleana

O que é uma variável na programação booleana? Este termo refere-se a um valor lógico, que, no caso da programação, representa a dicotomia entre verdadeiro e falso. Normalmente, para representar este valor usamos "verdadeiro" ou "falso", referindo-se ao verdadeiro e ao falso, respectivamente. 

  1. Elementos HTML

Você também pode usar uma variável na programação para selecionar elementos dentro do HTML de seu programa ou aplicativo. Basta dar-lhes um identificador (id). Também, no caso do Javascript, é necessário usar um seletor para atribuir os elementos à variável. Este último depende da linguagem de programação e do software que você utiliza. 

  1. Arranjos

Criar estas variáveis de programação é muito fácil! Um arranjo é basicamente uma variável onde você pode armazenar mais de um elemento, incluindo outras variáveis. Basta anexar a lista entre colchetes [ ] e separar cada elemento com uma vírgula. 

Para se referir a um único elemento do arranjo, você deve se referir a ele a partir de seu índice, que é automaticamente atribuído a ele. O índice consiste nos itens do arranjo numerados a partir de 0. Portanto, se você quiser selecionar apenas um elemento desta variável em programação, você precisa selecionar o dígito que corresponde à sua posição. 

  1. Objetos

O que é uma variável em programação de objetos? É muito parecida com a anterior! A diferença é que ele será colocado entre chaves { } e dentro dele você pode adicionar propriedades e valores. Por exemplo, {cor: verde}, onde a cor corresponde à propriedade e o verde ao valor. 

  1. Funções

Finalmente, uma variável em programação também pode armazenar funções. O que é uma função? Dentro da disciplina de programação web, uma função é definida como uma forma de agrupar algoritmos e expressões em códigos simbólicos para determinar ações. Neste caso, para executar a variável você precisa colocar a palavra reservada função (){}.

💻 Cada linguagem de programação tem um método para programar funções. Você gostaria de aprender como criar funções em Python? Aqui nós lhe ensinamos. 

Persona declarando variables de programación

Imagen: Pexels

Variáveis globais e locais

Por outro lado, a IBM apresenta outra classificação de variáveis em programação. Neste caso, eles estão divididos em dois grupos: global e local.

  1. Variáveis em programação global

As variáveis globais são aquelas que não são declaradas dentro da definição da função. Elas estão visíveis e disponíveis para todas as indicações em um script. Mas o que é um script?

Segundo Rootear, um site especializado em programação web, um script "é um código de programação, geralmente simples, que contém comandos ou ordens que são executados sequencialmente e são comumente usados para controlar o comportamento de um programa específico".

Assim, uma variável em programação global pode ser usada em qualquer lugar do código de um programa ou aplicativo, fora do alcance de qualquer função. Normalmente, eles são colocados no início do programa e todas as funções que o compõem podem acessá-lo para ler e escrever neles.

Vale mencionar que não é recomendado o uso de variáveis globais, pois pode gerar efeitos colaterais, tais como alterações indesejadas no código, e também vai contra os princípios da programação.

  1. Variáveis de programação local

Por outro lado, o que é uma variável na programação local? Qualquer variável em programação que esteja dentro das chaves de uma função pode ser chamada de variável local. Ao contrário das variáveis globais, as variáveis locais pertencem ao parâmetro de uma única função específica e só podem ser exibidas e utilizadas dentro dessa função. Da mesma forma, as variáveis locais só podem ser manipuladas dentro da função a que pertencem.

Embora os nomes das variáveis e seus identificadores devam ser únicos, é válido nomear uma variável local com o mesmo nome que uma variável local de outra função, bem como com o nome de uma variável global.

Variables en programación globales y locales

Imagem: Pexels

Agora que você sabe o que é uma variável de programação, suas características e tipos, nós lhe mostraremos como declarar uma variável de programação.

Como criar uma variável na programação?

Criar uma variável é muito simples! Mas primeiro, é preciso definir quais são as partes de uma variável em programação.

Uma variável é composta por um espaço no sistema de armazenamento, ou seja, memória, e um nome simbólico, conhecido como um identificador. 

Como mencionado anteriormente, a composição de uma variável será diferente, dependendo da linguagem de programação. A seguir, vamos lhe dizer como declarar uma variável em três das linguagens de programação mais utilizadas de 2021: Java, Linguagem C e Python. Da mesma forma, deixaremos a você alguns exemplos de variáveis em programação. 

Como declarar uma variável de programação em Java?

Nesta linguagem de programação, a abreviação vab é colocada, seguida do símbolo = e continuando com o valor da variável. Entretanto, como estipulado acima, ao codificar alguns tipos de variáveis em programação Java, é necessário declarar os valores com aspas, chaves e colchetes. Por exemplo: 

▶ Variável numérica: 

vab = 12

▶ Variável de rede de texto: 

vab = 'olá'.

▶ Variável de arranjo: 

vab = [1, 2, 3, falso]

▶ Variável de objetos: 

vab = {color: amarelo, tamanho: grande}

Como declarar uma variável de programação na Linguagem C?

Por outro lado, na linguagem C, definimos o que é uma variável em programação com o primeiro termo. Ou seja, é importante conhecer o tipo da variável, pois isso dependerá de como ela for declarada. Na linguagem de programação C, os seguintes códigos correspondem às variáveis propostas:

▶ int ( integer) se você quiser trabalhar com variáveis numéricas com valores inteiros.

▶ float se você quiser armazenar variáveis numéricas com casas decimais

▶ char se você quiser trabalhar com apenas um caracter

▶ string se você quiser armazenar texto (vários caracteres)

▶ booleano se você quiser armazenar valores booleanos, ou seja, verdadeiros e falsos.

Como criar uma variável de programação em Python?

No caso desta linguagem de programação, não é necessário colocar que tipo de dados deve ser armazenado na variável. Por exemplo:

total_Python = 10

Neste exemplo de uma variável de programação, ela é uma variável numérica e o valor que ela armazena é o número inteiro 10. Entretanto, poderíamos mudar o valor para texto ou números decimais e ela ainda será exibida corretamente. 

Mujer haciendo coding en su computador declarando variables de programación

Aprender o que é uma variável em programação nunca foi tão fácil! Agora você tem alguns exemplos de variáveis em mãos para iniciar sua carreira de programação 😉.

Esperamos que você tenha achado útil o artigo de hoje! Sabemos que, à primeira vista, todos os números, letras e símbolos da programação web podem fazer você se sentir um pouco sobrecarregado. Mas, agora que você sabe o que é uma variável em programação, você deu o primeiro passo para começar no mundo da codificação e se tornar um especialista.

Lembre-se de que cada linguagem de programação tem suas próprias regras, apesar de ter muitas semelhanças entre elas. Estude seus favoritos e identifique qual deles se adapta melhor ao que você está procurando.


Se você estiver interessado em desenvolver suas habilidades como programador, sugerimos que você navegue por nossos cursos online de Desenvolvimento Web e Tecnologia. Não se esqueça que, ao adquirir uma assinatura premium, você tem acesso a todas elas, bem como ao nosso catálogo de mais de 600 aulas online. Você vai perder? 😱