Os tipos de planos cinematográficos são os melhores aliados de qualquer diretor audiovisual, já que a história que queremos contar ganha vida através delas. A simples escolha de um plano de câmera para uma cena pode fazer nossa história ganhar impulso, ou confundir o público e fazer com que ele perca o interesse pela trama.
Mas antes de descobrir quais são os planos cinematográficos mais importantes, você sabe o que é um plano de câmera? O professor Juan Manuel Calisto, do curso online Linguagem Audiovisual do zero, define este conceito da seguinte forma: "Os planos referem-se à forma como as imagens são distribuídas dentro do enquadramento, ou seja, é a informação que está dentro do retângulo que compõe a tela".
Em outras palavras, um plano cinematográfico é uma unidade narrativa que dá um significado específico a uma cena, portanto, conhecer os tipos de planos cinematográficos e saber como implementá-los é a chave para transformar uma história normal em uma grande história.
É por isso que, nas linhas seguintes, elaboramos para você uma lista dos planos cinematográficos em três grupos principais que ajudarão você a entender o que são, como alcançá-los e o que eles comunicam. Além disso, compartilharemos com você os melhores recursos gratuitos para download que ajudarão você a fazer seu curta-metragem com sucesso.
Então, você está em condições de saber quais são os tipos de enquadramento cinematográfico que você deve incluir em suas próximas produções? Continue lendo!
Tipos de planos cinematográficos segundo o enquadramento
Vamos começar este artigo com os tipos de planos cinematográficos que são classificados de acordo com a visão que o diretor da produção quer transmitir. Basicamente, o enquadramento se refere à parte da realidade que o operador de câmera seleciona para delimitar o propósito que o filme ou curta-metragem quer projetar em cada cena.
Você também deve ter em mente que o resultado final, ou seja, a realidade retratada, é obtido a partir de um conjunto de elementos, tais como, por exemplo, distância, posição da câmera, escolha do espaço, etc. Estes aspectos alteram a visão autêntica de nossa existência e a manipulam para criar um efeito emocionante.
Mas como é possível gerar tal impacto? Os tipos de planos cinematográficos descritos a seguir lhe ajudarão a ter uma ideia mais clara.
-
Grande plano geral
O grande plano geral é um dos tipos bastante abertos de plano cinematográficos que servem para contextualizar a narrativa audiovisual.
É geralmente usado no início das produções para colocar o espectador no local onde os eventos estão ocorrendo, ou em qualquer lugar do filme para introduzir locações, de modo que o espectador possa se sentir parte da história.
Muitas vezes, este plano de câmera é obtido com tomadas aéreas, utilizando um guindaste ou posicionando a câmera a uma altura que permita a captura de uma grande parte de uma paisagem.
Foto: Alex Quezada (Unsplash)
Como você pode ver, o grande plano geral faz os personagens parecerem pequenos do ponto de vista do espectador. Você pode usar este tipo de plano cinematográfico para fazer os personagens se sentirem distantes ou desconhecidos.
Confira este plano de câmera no filme de ação "Mad Max: Fury Road".
Imagen: Pinterest
-
Plano geral
Continuando com nosso guia de tipos de planos cinematográficos, devemos mencionar o plano geral. Como o tipo de tomada de vídeo anterior, este também é muito aberto e tem uma função descritiva.
No entanto, sua grande diferença em relação ao plano geral é que neste é possível distinguir mais claramente as pessoas na cena, pois, embora seja um plano aberto, é um pouco mais fechado.
Este plano de câmera pode ser obtido usando uma lente com um ângulo de visão amplo e posicionando a câmera a vários metros de distância do que você quer mostrar na cena.
Imagen: Parásitos - Bong Joon-ho
Por exemplo, esta cena mostra o plano geral em um dos melhores filmes de Quentin Tarantino, "Django Unchained", que por si só é uma tomada de seguimento, o que significa que há movimento de câmera durante toda a tomada.
Imagen: Pinterest
Neste caso particular, a câmera se movimenta lentamente em direção ao personagem chamado Django. Portanto, tecnicamente, esta tomada começa em um plano geral (como você pode ver na imagem acima) e finalmente termina em um plano americano.
Você pode ver a troca de planos da câmera no minuto 0:09 do vídeo abaixo.
E se você quiser conferir outros planos de câmera neste filme que você possa consultar, então recomendamos que você assista ao longa-metragem em Netflix.
-
Plano de conjunto
O plano de conjunto envolve a interação de dois ou mais personagens na cena em que o personagem principal está localizado mais próximo da câmera do que o resto dos personagens. É um dos tipos de planos cinematográficos que, à primeira vista, é descritivo e um pouco mais fechado que o plano geral.
Imagen: Parásitos - Bong Joon-ho
-
Plano inteiro
No plano inteiro ou também denominado plano figura, o personagem principal da cena aparece no enquadramento da cabeça aos pés. Ou seja, na parte superior da imagem está a cabeça do personagem e na parte inferior estão seus pés.
De todos os tipos de planos cinematográficos que mencionaremos hoje, este é o mais utilizado para enfatizar os figurinos e é amplamente utilizado na indústria da moda.
Imagen: Kill Bill - Quentin Tarantino
-
Plano americano ou ¾
O quinto elemento em nosso guia de tipos de planos cinematográficos é muito característico dos westerns, pois focaliza as armas, o tronco e a face do personagem, porque é aqui que são geradas as cenas de ação nas histórias.
O plano americano é obtido ao enquadrar o personagem do meio da coxa à cabeça. Geralmente, um pouco de ar é deixado na parte superior e lateral da imagem, assegurando que os movimentos das mãos estejam sempre dentro do enquadramento.
Imagen: Parásitos - Bong Joon-ho
Além disso, aqui está um exemplo deste tipo de plano cinematográfico em uma das melhores cenas do filme "Wonder Woman". Se você é um fã da Marvel, certamente já viu este filme.
Imagen: Pinterest
-
Plano médio
O plano médio é o favorito dos retratistas por causa de sua versatilidade.
De acordo com o Nashville Film Institute, este tipo de plano cinematográfico destina-se a mostrar os detalhes do personagem e do ambiente simultaneamente, e também permite vários atores na mesma cena ao mesmo tempo. É perfeito para denotar relações interpessoais e destacar a linguagem corporal em uma cena.
O plano médio é obtido ao enquadrar a imagem desde a cabeça do personagem até a cintura.
Imagen: Parásitos - Bong Joon-ho
Para aprofundar mais este conceito, basta olhar novamente para o clássico filme de super-heróis "X-Men: Dias do Futuro Passado", onde nos é mostrada esta grande cena com este tipo de plano cinematográfico.
Imagen: Pinterest
-
Plano médio curto
Este tipo de plano cinematográfico é um pouco mais fechado do que o plano médio e é perfeito para enfatizar um único personagem. Também é chamado de plano busto, pois o enquadramento vai desde a cabeça do personagem até abaixo de seu peito.
Foto: Quino Al (Unsplash)
-
Primeiro plano
Este plano de câmera geralmente focaliza o rosto do personagem, mas também pode ser usado em objetos. É um dos tipos de planos cinematográficos curtos e expressivos que enfatizam os sentimentos, trazem os espectadores para a intimidade do personagem e os fazem sentir-se próximos a ele.
Quando o close-up é feito nas pessoas, o enquadramento vai da cabeça aos ombros.
Imagen: Parásitos - Bong Joon-ho
-
Primeiríssimo plano
Este tipo de enquadramento cinematográfico é muito mais fechado do que o close-up e enfatiza muito mais os sentimentos e a intimidade do personagem. Isso é conseguido apenas enquadrando o rosto, desde o queixo até a testa.
Entre todos os tipos de planos de filme, o primeiríssimo plano é ideal para cenas dramáticas, pois transmite claramente a emoção do ator.
Imagen: Kill Bill - Quentin Tarantino
-
Plano detalhe
Apenas pelo nome deste plano de câmera, entendemos que ele se concentra em detalhes. Se você quiser destacar objetos ou enfatizar certas partes representativas de um personagem, o plano detalhe é um dos planos cinematográficos perfeitos para você.
Este plano cinematográfico é frequentemente utilizado para apresentar personagens onde se deseja destacar suas características ou elementos-chave de seu ambiente para que os espectadores possam conhecê-los ainda melhor.
Imagen: Parásitos - Bong Joon-ho
Tipos de planos cinematográficos segundo o ângulo
A segunda parte de nosso guia de tipos de planos cinematográficos concentra-se nos ângulos de câmera. Nesta seção, você descobrirá como este fator também pode manipular o resultado final visto pelo telespectador.
Assim, ao mesmo tempo em que ter uma paisagem ou um cenário espetacular pode somar, você também pode fazer maravilhas aprendendo a focalizar corretamente cada um dos elementos e atores de seu filme.
Para aprofundar este aspecto, nas linhas a seguir, os diferentes tipos de planos cinematográficos lhe ensinarão que é crucial aprender como manipular a câmera para obter um resultado profissional.
-
Plano zenital
Neste tipo de plano cinematográfico, a câmera é posicionada a 90 graus olhando a cena de cima, totalmente perpendicular ao solo. É normalmente executado em planos abertos para fins estéticos e descritivos.
Dependendo da finalidade da cena, o plano zenital pode ser filmado com guindastes, drones ou simplesmente com a câmera na mão, se for uma tomada de um objeto ou algo de pequenas dimensões.
Na verdade, é um dos tipos cinematográficos mais utilizados atualmente.
Imagen: Parásitos - Bong Joon-ho
-
Plano picado
O plano picado é um plano de cinema que é feito com a câmera a uma altura maior do que a do personagem, mais ou menos a 45 graus. Neste tipo de plano cinematográfico, a câmera sempre aponta para baixo e dá a perspectiva de que os espectadores são mais altos do que o personagem em cena.
Como linguagem visual, a captura da câmera denota inferioridade, medo, sensibilidade ou fragilidade.
Imagen: Parásitos - Bong Joon-ho
-
Plano contrapicado
O plano contrapicado é o oposto do plano picado. Neste ponto de nosso guia de tipos de planos cinematográficos, a câmera é posicionada abaixo dos olhos do personagem e apontada em um ângulo de 45 graus para cima.
Este plano de filmagem é perfeito para mostrar superioridade, poder, força ou heroísmo nos personagens.
Imagen: Kill Bill - Quentin Tarantino
-
Plano Nadir
Neste plano cinematográfico a câmera é posicionada em um ângulo de 90 graus apontando para cima e perpendicularmente ao céu. Como o plano zenital, este plano é usado para fins estéticos para acrescentar dinamismo à narrativa e é geralmente executado em locais abertos.
O ângulo nadir é frequentemente usado em filmes de ação e suspense. Um exemplo claro deste tipo de plano cinematográfico pode ser encontrado no filme "Batman: The Dark Knight".
Fuente: Twitter
-
Plano dorsal
O plano dorsal é amplamente utilizado para acompanhar personagens e é um dos tipos de planos cinematográficos mais comuns utilizados em filmes de terror, pois cria uma sensação de intriga ou a sensação de que algo está prestes a acontecer.
Portanto, o ângulo dorsal é um dos planos mais recomendados se você quiser gerar suspense ou mistério, já que o sujeito tem as costas voltadas para a câmera e nunca mostra seu rosto.
Imagen: Parásitos - Bong Joon-ho
-
Plano perfil
Como o nome já revela, o objetivo deste tipo de tomada em cinema é mostrar o ângulo lateral dos personagens.
Normalmente, este ângulo de filmagem é usado para transmitir desconfiança, já que o ator não é visto por completo.
Imagen: Parásitos - Bong Joon-ho
-
Plano frontal
Este tipo de plano cinematográfico também é chamado de plano normal ou neutro. Para conseguir este plano, a câmera deve ser posicionada diretamente em frente sem qualquer angulação, especificamente, ao nível dos olhos dos personagens.
Imagen: Kill Bill - Quentin Tarantino
-
Plano holandês
Este plano de câmera dá dinamismo à imagem e é amplamente utilizado quando se realizam cenas de ação envolvendo carros.
A maneira de conseguir este plano de câmera de cinema é movimentar deliberadamente o horizonte do enquadramento para que ele forme uma diagonal. Isto criará um desequilíbrio ou uma sensação de instabilidade na imagem, o que dará energia ao enquadramento.
Imagen: Spider-Man - Jon Watts
-
Plano aéreo
O último dos tipos de planos cinematográficos, dependendo do ângulo, tornou-se popular nos últimos tempos graças à chegada dos drones, pois há 10 anos, a filmagem aérea envolvia um investimento pesado em orçamento e logística. Isto significava que somente grandes produções podiam utilizá-los.
Foto: Denys Nevozhai (Unsplash)