Neste novo cenário mundial, movido pelos avanços tecnológicos, os aplicativos e ferramentas de comunicação instantânea se tornaram um recurso indispensável para a interação entre as pessoas. Nesse contexto, uma das apps que teve maior crescimento nos últimos anos é o Discord. Se ainda não ouviu falar dessa ótima ferramenta de interação inteligente, confira esse conteúdo e entenda como funciona o aplicativo que está fazendo sucesso no mundo virtual.
Com amplos recursos – como excelentes habilidades de reconhecimento de voz e uma ótima qualidade de áudio e vídeo – o Discord, um aplicativo que promove a união de comunidades na virtualidade, está quebrando a internet.
Muito querida pela comunidade de programadores e tecnologia, e pelos streamers, gamers e podcasters (criadores de conteúdo de áudio), a plataforma é considerada uma das melhores opções atualmente disponíveis para trocar mensagens e conteúdos diversos, seja mediante texto, voz ou vídeo.
Se você ainda não conhece o Discord ou como ele funciona e procura uma experiência de interação entre amigos ou grupos específicos, fique ligado nesse artigo e dê uma olhada em tudo o que você precisa saber sobre essa poderosa ferramenta tecnológica.
Fuente: Unsplash
Afinal, o que é Discord?
Lançado em 2015 pelo Hammer & Chisel (um estúdio de desenvolvimento de jogos agora chamado de Discord Inc), o Discord é um aplicativo de comunicação instantânea criado para formar e administrar comunidades online. Logo após o lançamento, ele se tornou muito popular entre usuários do mundo gamer, principalmente pela facilidade para integrar equipes e pela ótima qualidade do áudio e do vídeo.
Se bem não há dúvidas de que o Discord é conhecido popularmente como uma ferramenta para facilitar a comunicação entre jogadores online, nos últimos tempos ele tem conquistado cada vez mais interessados fora da esfera gamer, sendo utilizado por comunidades de diferentes tamanhos com diversos propósitos ou interesses (clubes escolares, escolas de arte, grupos de ajuda de saúde mental e até mesmo grupos de amigos!).
A plataforma permite aos usuários se comunicar e compartilhar conteúdo por meio de mensagens de texto ou chamadas de áudio e vídeo de uma forma muito prática, simples e intuitiva. Aliás, a facilidade de uso é um dos pontos altos da plataforma.
Originalmente, o Discord foi desenvolvido para ser concorrente direto do Skype, mas hoje o alvo do aplicativo são outros programas de comunicação interna de equipes variadas, como Zoom, Slack, Microsoft Teams, Teamspeak, Rocket Chat e os chat ingame.
Fuente: Gage Skidmore - Flickr
Utilização do Discord
Agora que já ficou claro o que é Discord, é preciso entender como usá-lo para que o aplicativo seja realmente útil e interessante.
Visualmente, o Discord tem uma organização parecida com a de um fórum online, mas com mais recursos que dinamizam o seu uso, como a possibilidade de trocar mensagens, arquivos, links, informações e vídeos em tempo real.
O grande diferencial do aplicativo é que funciona com base em servidores, onde são organizadas inúmeras comunidades. Na hora de criá-los, os servidores podem ser configurados como públicos (quando podem ser encontrados em buscas) ou privados (quando o acesso só é possível através de um convite do administrador).
Além disso, os administradores costumam definir as regras básicas, diretrizes específicas, e o foco ou ênfase particular de cada servidor para que os usuários interatuem entre si sobre o assunto de interesse e não se perca o propósito pelo qual foi fundada a comunidade. Como se não fosse suficiente, também podem ser criados canais dentro dos mesmos servidores, para organizar melhor os temas.
Logo, os servidores oferecem comunicação de texto e voz entre os membros, através do microfone do dispositivo de cada um. Os servidores do Discord geralmente podem reunir até 250 usuários, além do administrador.
Como acessar o Discord
O Discord é uma ferramenta omnichannel, uma vez que é possível acessar o programa desde navegadores web (através do endereço discord.com/app) ou desde qualquer dispositivo (desktop ou móvel) com a possibilidade discord download o aplicativo nos sistemas operacionais mais populares, como Microsoft Windows, Android, iOS, Linux, macOS, e nas consoles Xbox One e Xbox Series (a integração com as contas da PlayStation já foi anunciada mas ainda não foi liberada pela companhia).
Se for descarregado, o Discord é significantemente mais robusto e conta com alguns recursos a mais, como a sincronização entre os dispositivos. Se bem na primeira impressão o aplicativo pode parecer complicado, sua interface é simples e não exige nenhum conhecimento técnico.
Outro ponto interessante é que o Discord também permite entrar no aplicativo desde qualquer dispositivo ou navegador web fazendo o login através de um código QR, de forma rápida e segura, sem digitar nenhuma senha.
Vale ressaltar que para começar a utilizar o Discord, é preciso criar uma conta de usuário, o que pode ser feito de uma maneira muito simples e rápida, seja pelo aplicativo ou pelo navegador web. O único requerimento é contar com um endereço de e-mail e adicionar uma senha.
Logo após de criar a conta e acessar o Discord, é possível começar a interatuar com outros usuários. Para isso, é só entrar em um servidor procurando por um, ou aceitando um convite de outro usuário administrador.
CosMicNinja10, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons
como colocar bot no discord
Graças a API aberta da ferramenta, o grande diferencial do Discord é que permite ser aprimorado através da colocação de bots, isto é, pequenos programas de software de terceiros que executam tarefas automatizadas, repetitivas e pré-definidas e oferecem opções personalizadas e exclusivas para os diferentes servidores.
Uma boa parte da variedade de bots que existem para colocar no Discord pertence ao setor de entretenimento. Por exemplo, o programa oferece a possibilidade de adicionar memes, mini jogos, emojis, e até de colocar bot de musica discord para agitar um pouco mais o bate-papo e curtir um som com os amigos, ou seja, bots dedicados exclusivamente para tocar faixas de áudio de outras plataformas compatíveis, como Soundcloud, YouTube, Deezer e Spotify.
Para adicionar bots, é só entrar no site de cada aplicativo, fazer a autenticação no servidor escolhido, definir as permissões e autorizar o processo. Também existem sites muito úteis que relacionam todos os bot existentes para determinadas funcionalidades, com filtros para facilitar a busca dos bots por nomes ou assuntos.
Custos e planos de assinatura
Outro destaque do Discord é que a ferramenta é completamente gratuita. Diferentemente de outros aplicativos de comunicação e gerenciamento de equipes, é possível utilizar todos os seus recursos básicos sem gastar um centavo.
Porém, para aqueles usuários que preferem um perfil exclusivo com opções de customização, existe um plano de assinatura mensal acessório – o discord nitro – que pode ser adquirido por um preço bastante acessível (US$9,99 por mês ou US$99,99 por ano).
Assim, os usuários pagantes podem ter acesso a certas funcionalidades de personalização como avatars animados e emojis ou adesivos especiais, enviar arquivos de até 100 MB e compartilhar a tela em alta definição, entre outros benefícios.
Fuente: Unsplash
Algumas conclusões
Se que com este artigo você entendeu um pouco do que é Discord, deve ter percebido que o aplicativo é uma ótima ferramenta para unir pessoas com interesses semelhantes e construir uma comunidade.
O que diferencia o Discord de outras plataformas é que ele está inteiramente focado no usuário, que tem a liberdade de escolher o que deixar público e o que manter de acesso privado. Além disso, o acesso ao software é extremadamente simples, seja nas versões web, ou em dispositivos desktop ou mobile.
Se você precisa de uma plataforma semelhante ao que o Discord oferece, seja para conectar com amigos, gamers, ou até grupos de trabalho, acesse o site oficial – ou baixe o aplicativo no seu dispositivo móvel – e faça um teste, aproveitando que a ferramenta é 100% gratuita. Certamente não irá se arrepender.